Desde o início
da importação para o mercado brasileiro, o Honda CR-V atraiu milhares de
consumidores pela sua versatilidade, excelente dirigibilidade e design
diferenciado. A quarta geração revolucionou e incorporou as mais avançadas
tecnologias automotivas. Mas a empresa não parou por aí. Seguindo a tradição da
Honda na busca constante por inovações que garantam segurança, qualidade,
conforto e produtos cada vez mais amigáveis ao meio ambiente, a linha
2013 será equipada com o sistema flex, que possibilita abastecimento do veículo
com etanol ou gasolina em qualquer proporção. Além disso, a capacidade do
tanque de combustível aumentou em 13 litros (passou a 71 litros) para compensar
a autonomia nas situações em que se utiliza o etanol.
Outro grande
destaque fica por conta da avançada tecnologia que dispensa o subtanque de
partida a frio. Com o novo sistema, ao acionar o botão no controle da chave que
destrava as portas, um conjunto de aquecedores entra em ação diretamente na
linha de combustível tornando a temperatura, principalmente do etanol, ideal
para compor uma mistura ar/combustível pronta para entrar em combustão
imediata. O resultado é uma partida rápida e segura, mesmo em situação de baixa
temperatura.
A nova
tecnologia faz parte do conceito Honda Flex One, que representa o empenho da
Honda em inovação para mobilidade sustentável, aliando alta performance com
baixo consumo de combustível e emissão de poluentes para todas as gerações de
produtos.
Na versão 2013,
o Honda CR-V manterá todo o seu pacote tecnológico e estará disponível na rede
de concessionárias a partir do próximo mês (maio), nas versões LX 4x2 e EXL
4x4, as duas com câmbio automático e motor 2.0 flex.
A versão LX
também incorporou o sistema Bluetooth, que permite ao motorista atender
chamadas sem a necessidade de manuseio do celular e até mesmo sem tirar as mãos
do volante. A chave passa a ser em estilo canivete (LX e EXL) e ambas contam
agora com alarme ultrassônico (presencial).
Todas as
novidades chegam para tornar ainda mais completo e tecnológico um modelo de
sucesso no Brasil: o Honda CR-V, que chegou ao país em 2000, já contabiliza
72.900 unidades vendidas.
Potência e
excelente desempenho
O Honda CR-V é
equipado com propulsor de 2.0l flex, de 4 cilindros e 16 válvulas SOHC (Single
Over Head Camshaft) i-VTEC. Desenvolve 155 cv de potência a 6.300 rpm, e
torque de 19,5 kgf.m a 4.800rpm no etanol. Quando abastecido a gasolina são 150
cv de potência a 6.300 rpm, e torque de 19,3 kgf.m a 4.700rpm.Ambas as versões
são equipadas com transmissão automática de cinco velocidades, em que permite
trocas suaves, sempre respeitando o estilo de condução do motorista, além de
contar com o botão D3 na alavanca de transmissão. O sistema é indicado para
trafegar em rodovias em que o motorista precisa reduzir a marcha para ganhar
mais força ao realizar ultrapassagens ou quando precisar encarar subidas.
Para evitar que
o carro desça em uma subida no intervalo que o motorista tira o pé do freio e
coloca no acelerador, a versão EXL é equipada com o sistema HSA (Hill Start
Assist). A tecnologia auxilia na subida mantendo acionado o freio por até
três segundos, tempo suficiente para acelerar em rampas com inclinações
maiores, sem que ocorra o recuo do veículo. Outro diferencial na versão top de
linha é o sistema MA-EPS (Motion Adaptative Electric Power Steering – Direção
Elétrica Adaptável ao Movimento), que atua em conjunto com a tecnologia VSA (Vehicle
Stability Assist), evitando possíveis instabilidades e tornando a condução
muito mais segura.
Um item de
segurança são os seis airbagas (frontal, lateral e cortina) disponibilizados na
versão EXL. A parte lateral conta com OPDS (Occupant Position Detection
System – sistema de detecção de presença do ocupante), que emite um alerta
no i-MID se uma criança estiver ocupando a posição de passageiro dianteiro ou
caso o ocupante esteja sentando na posição de risco se o airbag for acionado.
As duas versões
são equipadas com freios ABS (Anti-lock Braking System), que evita o
travamento das rodas, e o sistema EBD (Eletronic Brake Distribution),
responsável em distribuir a força de frenagem de maneira uniforme. Completando
o conjunto de segurança, o CR-V tem cintos dianteiros com pré-tensionadores.
O modelo tem
três anos de garantia, sem limite de quilometragem e estará à venda na rede de
concessionárias Honda a partir de maio de 2013 nas cores Branco Tafettá Sólido,
Cinza Titanium Metálico, Cinza Paladium Metálico, Prata Global Metálico e Preto
Cristal Perolizado. O preço público sugerido,
incluindo frete e pintura metálica ou perolizada, é de R$ 98.900,00 (LX 4x2) e
R$ 114.900,00 (EXL 4x4).
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