A DAF, subsidiária da PACCAR Inc.,
lança no Brasil o XF 105, caminhão desenvolvido para transporte pesado de longa
distância, que alia conforto, potência e desempenho. O modelo será produzido na
fábrica da companhia, em Ponta Grossa, no Paraná, a partir de outubro, e chega
para estabelecer um novo padrão no seu segmento.O XF 105 será comercializado
como cavalo mecânico 6x4 e 6x2, equipado com motor PACCAR MX, de 12,9 l e 410
cv ou 460 cv. O conjunto mecânico agrega alta tecnologia, assegurando potência,
com menor consumo de combustível e índice de emissões.
Trem
de força
O motor é um dos grandes diferenciais do XF 105. A alta tecnologia empregada no
propulsor de seis cilindros em linha permite potência de 410 cv até 460 cv, e
altos torques, que vão de 2.000 Nm a 2.300 Nm, sendo o torque máximo disponível
entre 1.050 rpm e 1.510 rpm.A transmissão do
XF 105 é balanceada para otimizar o desempenho em todas as condições de
operação, e para garantir o baixo consumo de combustível. É possível optar por
câmbio manual de 16 marchas, ou ainda pela transmissão automatizada AS-Tronic
da ZF com 12 ou 16 marchas.Pensando nas diversas aplicações no mercado
brasileiro, o XF 105 é oferecido em duas opções de cavalo mecânico, com três
eixos, de acionamento simples e duplo. A distância entre-eixos é de 3.200 mm na
versão 6x2, e 3.500 mm, na versão 6x4.
Freios a tambor
nos eixos frontal e traseiro garantem excelente desempenho do sistema de freios
pneumáticos.
Conforto
e sofisticação
A cabine do XF 105 é um dos grandes diferenciais do modelo, com projeto baseado
em três pilares: conforto, produtividade e segurança. A companhia estabeleceu
novos padrões de design,
acabamento e ergonomia, baseados em constantes pesquisas com motoristas, em
várias regiões do mundo.O caminhão vem com duas opções de cabine, Confort e
Space, ambas projetadas priorizando o espaço interno. Os materiais escolhidos
pela DAF são de qualidade diferenciada, criando um ambiente agradável e
sofisticado. Isso se aplica desde o acabamento da porta, até o moderno painel
de instrumentos, passando pelas maçanetas, volante e interruptores,
posicionados de modo lógico e funcional. A área de dormitório do XF105 é
espaçosa e confortável.O painel de instrumentos também foi desenvolvido
considerando a funcionalidade e conforto. O computador de bordo oferece
informações sobre o consumo real de combustível no visor integrado ao cluster. Após o desligamento do
motor, o motorista pode verificar a média de gasto da viagem, o que o permite
avaliar o estilo de condução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário