Duval, Kristensen e McNish são os campeões do WEC |
A divisão de
provas de endurance da Audi, comandada por Dr. Wolfgang Ullrich (chefe da Audi
Motorsport) e Chris Reinke (chefe da LMP) desembarca no Bahrein, para a última
etapa do FIA WEC (World Endurance Championship), com todos os objetivos
conquistados na temporada 2013. A última corrida do ano será disputada no
próximo sábado, dia 30.
Foram cinco pole positions e seis vitórias em sete
provas até aqui, além do título antecipado de construtores e o de pilotos,
vencido pelo trio formado por Loïc Duval/Tom Kristensen/Allan McNish. Com tudo
definido antes da última etapa, a Audi chega para o "grand finale" do
ano sem pressão. A etapa no Bahrein marca o fim de uma era nas provas de longa
duração, já que uma grande mudança no regulamento está programada para entrar
em vigor em 2014. As novas regras tem foco ainda maior na economia de energia e
provocarão uma mudança tão grande que, em tese, nada dos protótipos atuais da
Audi será usado no próximo ano.
O Audi R18 e-tron quattro e seus antecessores marcaram essa era que está
prestes a terminar. Desde 2011, as várias evoluções do R18 levaram a Audi a 13
vitórias em 22 corridas de longa duração. Na principal prova do calendário, as
24 Horas de Le Mans, os carros produzidos em Ingolstadt e Neckarsul estão
invictos há três anos. Em termos tecnológicos, a Audi também está no topo com o
motor TDI de 3,7 litros, que tem um sistema inovador de fluxo da turbina,
design ultraleve e a transmissão CFRP. O protótipo carrega, ainda, outras
tecnologias desenvolvidas pela Audi, tanto para o modelo de corrida, quanto
para veículos de produção, como as luzes de LED e o espelho retrovisor digital
com tela de AMOLED.
É com essa base que a Audi parte para em busca de sua oitava vitória
(considerando o triunfo nas 12 Horas de Sebring neste ano) em 2013. Para isso,
o desafio é um traçado de 5.412 metros de extensão construído em pleno deserto
do Sakhir. Uma pista que é única sob vários aspectos. Por exemplo: existe a
possibilidade de os pilotos enfrentarem as temperaturas mais altas da temporada
neste fim de semana. Quando Marcel Fässler/André Lotterer/Benoît Tréluyer
venceram na estreia do WEC no Bahrein, em 2012, a temperatura ambiente estava
na casa dos 40ºC.
Neste ano, porém, a corrida será disputada dois meses depois, em uma época na
qual os termômetros costumam estar 10ºC abaixo daquilo que se viu no ano
passado. Além disso, o final da corrida está previsto para às 21h locais,
quatro horas depois do pôr-do-sol e, portanto, com a expectativa de uma queda
significativa da temperatura. Essa variação interfere, especialmente, na
estratégia, já que a temperatura afeta diretamente o desempenho de vários
componentes do carro, entre eles os pneus. Outra característica da pista no
Bahrein é a areia carregada pelo vento para dentro da pista, que muda a aderência
do asfalto constantemente.Como mercado, o Oriente Médio é uma região em
crescimento para a Audi. Entre janeiro e outubro deste ano, a fábrica aumentou
suas entregas na área do Conselho de Cooperação do Golfo em 11%. No Bahrein, o
aumento foi de expressivos 24%.
A corrida do próximo sábado pode ser assistida pela internet. A Audi oferece um
live streaming no site: www.audi-motorsport.com a partir das 10h (horário de
Brasília). Outras informações em tempo real podem ser acompanhadas pelo
aplicativo Audi Sport ou pelas páginas oficiais no Twitter e Facebook.
Informações da pista
Extensão: 5.412 metros
Duração da prova: 6 horas
Recorde na classificação/Pole position em 2012: Allan McNish (Audi), 1m45s814
(média de 184,127 km/h) em 28 de setembro de 2012
Recorde na corrida / Melhor volta da prova em 2012: Nicolas Lapierre (Toyota),
1m47s128 (média de 181,868 km/h) em 29 de setembro de 2012
Programação do fim de semana (horários de Brasília)
Quinta-feira (28/11)
Treino livre 1 - 10h15
Treino livre 2 - 14h30
Sexta-feira (29/11)
Treino livre 3 - 5h25
Classificação - 10h45
Sábado (30/11)
Largada - 10h
Nenhum comentário:
Postar um comentário