segunda-feira, 11 de novembro de 2013

DESEMPENHO GLOBAL DO SETOR AUTOMOTIVO – Setembro 2013


A JATO Dynamics do Brasil divulga seu release mensal com os dados de veículos vendidos mundialmente em setembro de 2013. A China recuperou a primeira posição no mês com crescimento significativo de 22,4%. No acumulado de janeiro a setembro, o gigante chinês obteve aumento de 18% se comparado ao mesmo período do ano passado. Os EUA, agora em segundo lugar, apresentaram queda nas vendas de 4,4% em relação a setembro de 2012.  O Japão mantém a terceira colocação crescimento de 17% no mês, porém, queda de 4,9% no acumulado do ano.

Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.

A Grã-Bretanha subiu para a quarta posição com 446.202 unidades de carros e de comerciais leves vendidas em setembro, recorde de vendas desde a crise econômica há cinco anos. Este aumento significativo nas vendas em setembro ocorreu devido ao período de renovação das licenças dos veículos. O Brasil segue em quinto lugar com aumento de 5,9% nas vendas do mês, porém queda de 1,1% no acumulado do ano em comparação a 2012. Ainda assim, o Brasil é o 4º no acumulado.

Apresentando retração nas vendas, a Alemanha, Russia e Índia, na sexta, sétima e oitava colocações obtiveram queda de 0,8%, 4,9% e 5,3%, respectivamente. A França ficou em nono lugar  com alta de 2,2% no mês em relação a setembro de 2012. Ainda entre os dez maiores mercados está o Canadá com aumento de 4,0% no mês e 3,6% no acumulado de janeiro a setembro, respectivamente.

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

 
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

A Volkswagen ultrapassou a Toyota e subiu para a primeira colocação em setembro de 2013. Entretanto, as posições se invertem no acumulado do ano.
A Toyota, agora em segundo lugar nas vendas do mês, registrou alta nas vendas de 4,34% se comparado ao mesmo período de 2012.  A Ford e Nissan também apresentaram resultados positivos com crescimento de 12,71% e 17,06% em setembro.

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR


*carros e comerciais leves
** a pesquisa contempla os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, França, Espanha, EUA, Grã Bretanha, Holanda, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Rússia, Tailândia e Turquia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário