O homem avança no desenvolvimento de novas tecnologias que permitam
automóveis cada vez mais direcionados para uma mobilidade mais segura e
confortável. Dessa forma surgem os sistemas de Assistência ao Condutor
(ADAS/Advanced Driver Assistance Systems) uma das tendências em segurança
veicular que tão logo estarão presentes em seus modelos.
Destaque no estande da Bosch durante o 22º Congresso SAE, os sistemas de
assistência de alta performance já ajudam os motoristas a alcançarem seus
destinos com mais segurança e conforto. Eles controlam tanto a velocidade do
automóvel quanto a distância entre os veículos, assim como informam aos
motoristas sobre os congestionamentos das vias. Há ainda tecnologias que
auxiliam a realizar manobras para estacionar em vagas pequenas.
Num futuro, não muito distante, os sistemas ADAS irão frear, acelerar e
controlar a direção de forma totalmente autônoma, ou seja, sem qualquer
interferência do condutor.
“Isso é possível graças aos sensores de vídeos e radares que registram e
analisam as informações do que estão ocorrendo em torno do veículo. Além disso,
o ADAS ativa os sistemas e funções que proporcionam mais segurança e conforto
para o motorista em diferentes situações de dirigibilidade.”, ressalta Carlo
Gibran, gerente de Vendas da Divisão Chassis System Control da Robert Bosch.Atualmente, o Piloto Automático Adaptativo (ACC/Adaptive Cruise Control)
utiliza um radar para rastrear os veículos à frente e manter distância e
velocidade seguras. Atuando em combinação com o ESP®, o ACC forma a base para
uma condução mais autônoma. Um software de alto desempenho calcula o trajeto de
direção de forma apropriada para garantir uma dirigibilidade mais segura e
menos estressante.
Outro destaque é a Câmera de Múltiplas Funções (MPC), que reconhece as
faixas de rolagem na pista e alerta o motorista quando o veículo muda de faixa
de forma não intencional, por exemplo. Para isso, são necessários dois recursos
adicionais: um sensor localizado na traseira do carro para detectar os veículos
que se aproximam de forma mais rápida e um mapa de navegação dinâmico.A atualização do mapa ocorre por meio de uma conexão de rede
móvel, mantendo o motorista informado sobre as condições das estradas e
das restrições de velocidade local. Embora o motorista permaneça responsável
pela condução, ele pode se limitar a monitorar as ações por meio do sistema de
assistência.
Já é possível encontrar sensores indicados para detectar as condições de
tráfego mais relevantes para os motoristas e para seus veículos. Um exemplo é o
Radar de Médio Alcance (MRR/Mid Range Radar), que oferece uma faixa de alcance
de 160 metros e um ângulo de abertura de 45 graus.Dependendo da extensão das funções onboard oferecidas pelo veículo, a
detecção frontal pode ser realizada por um sensor de radar, ligado a uma câmera
mono ou estéreo. Com o LRR3 (Sensor de Radar de Longa Distância – Long Range
Radar Sensor), temos um sensor de longo alcance e de alto desempenho. Com um
ângulo de abertura de até 30 graus, este sensor pode detectar objetos numa
distância de até 250 metros.
Temos também uma câmera de vídeo estéreo que detecta objetos em 3D com a
ajuda de dois sensores. Desta forma, ela é capaz de calcular a distância exata
que os objetos estão do veículo, bem como em que direção eles estão se movendo.
Em ambas as configurações do sensor, o motorista tem total autonomia para
realizar frenagens de emergência.Para que isso funcione, dois sensores de radar de médio alcance assumem
a tarefa de observar o tráfego atrás do veículo. Estes sensores possuem um
ângulo de abertura de 150 graus e que podem detectar objetos com até 100 metros
de distância.
Na próxima edição da Coluna Mecânica Online® vamos abordar os sistemas
de assistência de manobra e estacionamento do veículo.
MECÂNICA ONLINE
SEGURO – A Harley-Davidson Financial Services
traz ao Brasil mais um novo produto, o seguro para motocicletas
Harley-Davidson. Com ele, o braço financeiro da marca amplia ainda mais seu
portfólio no mercado nacional, contribuindo para melhorar a experiência Harley-Davidson®
dos clientes. O novo produto estará disponível no início de dezembro em todo o
território brasileiro.
ALEMANHA - Será realizada nos
dias 27 e 28 de novembro, em Recife, a quarta etapa da “Future Visions – German
Weeks” – evento que reúne especialistas, professores e empresários para
discutir propostas sobre como construir o futuro com tecnologias
sustentáveis. Organizado pela Câmara Brasil-Alemanha os embaixadores do
evento são as companhias alemãs Bayer, Henkel, Siemens e Volkswagen, que apresentarão
mostras práticas sobre as suas propostas e soluções durante todo o evento.
SAE BRASIL – Foi de Pernambuco o
pódio da 8ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nordeste realizada de 8 a 10 de
novembro, na Bahia. A campeã na competição foi a equipe Mangue Baja 1, da
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Compareceram à competição 14
equipes, formadas por universitários de engenharia, representando instituições
de ensino da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e
Sergipe.
PERFIL
Tarcisio
Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e
Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário