quinta-feira, 28 de novembro de 2013

NOVO FOCUS E NOVO ECOSPORT RECEBEM CINCO ESTRELAS DE SEGURANÇA DO LATIN NCAP


O Novo Ford Focus e o Novo Ford EcoSport receberam nota máxima de segurança - 5 estrelas - na quarta fase de testes divulgada hoje pelo Latin NCAP, Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina. O EcoSport é o primeiro carro fabricado no Brasil a obter essa classificação e, junto com o Focus, que somou a maior pontuação do programa, são os primeiros produzidos na América do Sul a receber 5 estrelas da entidade internacional, que realiza "crash-tests" nos veículos e mede o impacto sobre os seus ocupantes, utilizando sensores e manequins.
               
Novo EcoSport: primeiro no Brasil
Na proteção para adultos ele somou 14,64 pontos, de 17 possíveis, e recebeu três estrelas na proteção para crianças (com 31 pontos de 49 possíveis). Ele é o único da categoria preparado para fixação de cadeiras de criança tipo Isofix, com padrão de segurança internacional, que contribuiu para a sua pontuação.Além de sistemas avançados de proteção passiva dos ocupantes, o Novo EcoSport conta com controles ativos para evitar acidentes e garantir o controle do veículo em diversas condições de rodagem.
               
A sua carroceria utiliza boro nas colunas centrais, aço de ultra-alta resistência nas travessas dianteiras e aço de alta resistência nas colunas dianteiras e no assoalho. Essa combinação de materiais permite direcionar as energias de impacto para fora da cabine em caso de colisão, formando uma célula rígida em torno dos ocupantes. A coluna de direção, os paineis das portas e o porta-luvas trazem sistemas de absorção de energia de impacto.A linha vem com airbags dianteiros de série e tem airbags laterais e de cortina como opcionais. Tem também cintos de segurança com limitador de carga, que reduz os riscos de danos ao tórax por excesso de desaceleração, cinto do motorista com pré-tensionador e sensor de afivelamento. As portas dispõem de sistema de destravamento em caso de colisão com acionamento do airbag.

Novo Focus
Ele já havia recebido cinco estrelas no programa NCAP da Europa e do National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) e "Top Safety Pick" do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), dos Estados Unidos.O Novo Focus somou 16,52 pontos de 17 possíveis na proteção para adultos e recebeu 4 estrelas na proteção para crianças, com 38,06 pontos de 49 possíveis. A avaliação mostra que o veículo feito na América do Sul não difere em nada nesse aspecto ao produzido na Europa, Estados Unidos ou Ásia, com sistemas avançados de proteção ativa e passiva para os ocupantes e pedestres.

Sua carroceria incorpora um sistema de chassi avançado, com alta rigidez torcional, baixo peso e aplicação de aços de ultra-alta resistência em pontos críticos. Mais da metade da estrutura do Focus é feita com aço de alta resistência e ultra-alta resistência - aço com boro e "dual phase", com espessura de 1,4 a 2,7 mm -, sem aumento de peso, para garantir a integridade dos ocupantes em caso de impacto.Além de freio ABS com distribuição eletrônica e auxílio em frenagem de emergência, o Novo Focus oferece, conforme a versão, dois, quatro ou seis airbags - frontais, laterais e de cortina, com sensores para o passageiro dianteiro. Todos os cintos de segurança são de três pontos, incluindo pré-tensionador, ajuste de altura e aviso visual e sonoro de afivelamento para o motorista e o passageiro da frente.

Crash-tests

O Latin NCAP é um programa independente de avaliação de carros novos na América Latina e Caribe. Seus objetivos são oferecer aos consumidores avaliações de segurança independentes e imparciais de carros novos, incentivar os fabricantes a melhorar o desempenho de segurança de seus veículos e estimular os governos a aplicar as regulamentações exigidas pela ONU para os testes de colisão de carros de passageiros. O programa realiza os crash-tests seguindo a norma internacional UNECE94 do WP29 da ONU. A colisão é realizada a 64 km/h contra uma barreira deformável descentralizada, que atinge 40% da parte dianteira do veículo. Após o impacto, sensores medem os efeitos do choque sobre dois manequins de tamanho adulto (que ocupam os bancos dianteiros) e outros dois que simulam a presença de uma criança de três anos e outra de um ano e seis meses nos assentos traseiros. A nota máxima para cada avaliação é de cinco estrelas.

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