A
vitória de Felipe Giaffone na nona e penúltima etapa, no Autódromo
Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), manteve quatro pilotos na disputa
pelo título do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. A corrida de 8 de dezembro
no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília (DF), terá Beto Monteiro,
Régis Boessio, Leandro Totti e o próprio Giaffone correndo por resultados capazes
de lhes assegurar a taça.
Na competição entre as montadoras envolvidas, o título
de 2013 já é da Mercedes-Benz. Vencedora de cinco das nove corridas já
disputadas, a marca chegou, em Pinhais, a 350 pontos, 76 à frente da MAN, que
também já garantiu o vice-campeonato. A Iveco, em terceiro lugar com 203
pontos, vem à frente da Scania, que soma 152, da Volvo, com 114, e da Ford, com
68. O máximo que uma marca pode conquistar por etapa são 62 pontos.
As marcas somam, a cada corrida, os pontos de seus três pilotos mais bem
colocados. Neste campeonato não são consideradas as bonificações por pole-position,
volta mais rápida da prova ou uma das cinco primeiras posições a um terço de
corrida, quando há a intervenção programada do Pace Truck, neutralizando a
disputa e reagrupando os caminhões na pista. Vitória, segundo e terceiro lugar
valem, respectivamente, 25, 20 e 17 pontos.
A Mercedes-Benz obteve pontuação máxima nas duas primeiras etapas. Em Viamão
(RS), no Autódromo Internacional de Tarumã, Wellington Cirino, piloto da ABF
Santos Desenvolvimento, abriu a temporada vencendo. Seu companheiro de equipe
Geraldo Piquet foi segundo e Paulo Salustiano, da ABF Racing Team, terceiro.
Régis Boessio, também de Mercedes-Benz, foi quarto, resultado que não valeu pontos
no campeonato de marcas.Na segunda etapa, em Londrina (RS), foi Salustiano quem
venceu, com Boessio em segundo e Diogo Pachenki, parceiro do vencedor na ABF
Racing Team, em terceiro. Boessio e Salustiano, agora nesta ordem, foram
primeiro e segundo também na terceira etapa, disputada em Carauru (PE). A
quarta, em Goiânia (GO), nova vitória da marca alemã, com Piquet. Pachenki
levou outro caminhão Mercedes-Benz ao pódio, com o quarto lugar.
A quinta vitória da Mercedes-Benz no Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck
aconteceu no mês de outubro com Guaporé (RS), com Boessio. A uma etapa do término
da temporada, o gaúcho é vice-líder do campeonato de pilotos com 119 pontos, a
16 do líder pernambucano Beto Monteiro, da Scuderia Iveco. Os outros
postulantes ao título defendem a Volkswagen-MAN: o paranaense Leandro Totti,
com 116, e o paulista Felipe Giaffone, com 114.
HISTÓRICO
O campeonato de marcas foi instituído na Fórmula Truck em 2004, na oitava
temporada de existência da categoria. O título naquele ano foi da Ford,
liderada por Beto Monteiro, que conquistou o título de pilotos. A Volkswagen e
a Mercedes-Benz ficaram em segundo e terceiro. Em 2005, Roberval Andrade foi
vice-campeão entre os pilotos e liderou a campanha da Scania na conquista do
título de marcas, à frente da Volkswagen e da Mercedes-Benz.O primeiro título
da Mercedes-Benz entre as marcas, no ano de 2006, foi liderado pelo paulista
Vinicius Ramires, vice-campeão. A Volkswagen conduziu Renato Martins ao título
entre os pilotos e foi vice-campeã entre às marcas, à frente da Scania. Em
2007, na quarta edição, a lista de campeãs absorveu sua quarta marca, com a
Volkswagen conquistando o título, à frente de Mercedes-Benz e Scania. Felipe
Giaffone, da Volkswagen, foi o campeão.
Wellington Cirino tornou-se tetracampeão brasileiro de Fórmula Truck em 2008.
Seu companheiro de equipe Geraldo Piquet foi vice-campeão. Coube aos dois
comandar o segundo título da Mercedes-Benz entre as marcas, mais uma vez com a
Volkswagen como vice-campeã e a Scania em terceiro lugar. O segundo título de
Giaffone, em 2009, deu impulso a mais um título de marcas da Volkswagen, de
novo à frente de Mercedes-Benz e Scania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário