edita@rnasser.com.br - 61.3225.5511 Coluna 4813 27.11.2013 |
Aqui, o EcoSport da
Honda
Não é novidade aos
leitores da Coluna, nela anunciado em meados de 2012, Caminho e
oportunidades óbvios, a demanda nacional pelos utilitários esportivos de
tamanho médio, e a ocasião de faze-lo junto à renovação da família Fit e City.
Neste enlace de ocasiões há em construção nova fábrica Honda, em construção,
para aumentar capacidade industrial, separando produtos: Civic em Sumaré, perto
de Campinas, SP, e família Fit/City/SUV em Itirapina, próxima a Rio Claro,
também interior paulista uns 100 km distante da atual usina. Razão ótima, aproveitar
os elevados lucros nacionais para ampliar produção e presença no mercado do
Mercosul. Segmento pouco explorado, nele ainda há lugar para utilitário
esportivo nas dimensões sagradas pelo mercado, como ilustram Ford EcoSport,
Renault Duster, e passeia o Chevrolet Tracker. Outros assemelhados em decoração
o bordejam: VW CrossFox, Hyundai HB 20, Citroën AirCross e, até, o Toyota
Etios. Novo Honda será 4,30m de comprimento. O Eco tem 4,24 m.Já tem nome, de sutil
entendimento – se tal ocorrer. Chamar-se-á Vezel, junção de Vehicle,
veículo, e Bezel, bisel, ferramenta para chanfrar vidros.Raciocínio claro,
baseia-se na plataforma aumentada a basear os sucessores do cansado Fit e sua
versão assedanzada, o Fit, a chegar
às ruas em 2015.
Mais
Novidade maior será o
motor, no atual caminho de agregar tecnologia para aumentar rendimento
reduzindo peso, dimensões, consumo, emissões. novo 1.5, quatro cilindros, 16V,
em alumínio, injeção direta, turbo, uns 130 cv.
A tecnologia
permitirá à Honda fazer apenas um motor para seus produtos no Mercosul,
famílias Fit e Civic. Neste substituirá o propulsor 1.8 de aspiração normal.
Marcando o novo tempo, refrescará o visual, iniciando novo ciclo da atual
carroceria. No Salão de Tóquio, semana passada, ao anúncio, diziam-no generoso,
oferecendo 200 cv de potência ao Civic.
Novo Mini. Vai sobrar p’ra nós
Menos trabalho e desafio relativamente
à versão de renascimento, vem aí a Terceira geração do Mini. Coincide com o
107º aniversário do nascimento de Alec Issigonis, ingles, ungido Sir como
Cavaleiro do Império Britânico. Filho de gregos, intuitivo, sem base
acadêmica, mas autor da revolução de espaços nos automóveis ao final dos anos
’50. Nada inventou, mas juntou conceitos, como motor pequeno, transversal, como
existiu até pouco antes nos Auto Union DKW, e o da carroceria monobloco.Então Morris Mini fez sucesso, ao
contrário da indústria automobilística do Reino Unido, e a alemã BMW ao
adquirir projeto, instalações e direitos passou pelo desafio de aprimorar o
mito. Conseguiu. Agora renova-o com ímpeto, sobre a plataforma UKL, maior, para Minis mais
confortáveis, melhor equipados em eletrônica, e em várias versões.
Produto atualizado, degrau superior à
geração ainda à venda, para ter a dupla aplicação e marcas, cresceu 12,5 cm – o
comprimento 3,83 m -, entre eixos de 2,45m, bitolas iguais, 1,48m.Novo motor, 1,5 litro, 3 cilindros, 134
cv. Se 4 cilindros, 2.0, 189 cv.
Transmissões mecânica ou automática, 6
velocidades à frente. Início de vendas nos EUA e Europa em março de 2014.
Olho vivo
Fique esperto. O novo Mini é muito
importante ao mercado brasileiro. Sua plataforma pode gerar um modelo na BMW
nacional, na fábrica de Araquari – o “q” fica próximo a
Joinville, SC, enquanto a mais conhecida Araguari, com “g”, é perto
de Uberlândia, MG.
Roda-a-Roda
Quem diria – Pela primeira vez o
titular da PSA, englobando Peugeot, Citroën, e leque de empresas fornecedoras,
não será francês, mas português: Carlos Tavares. 55, ex o operacional da
Renault, até setembro saindo após dizer em público estar preparado para
assumi-la, mas o titular Carlos Ghosn, 59, não demonstrava vontade de deixar o
posto.
Pedreira – Desafio. A
PSA, como quase todas as européias escritura prejuízos, perde mercado, migra
investimentos a países em desenvolvimento.
Caminho – Chamas
Carlos, tem pretensões em montadora francesa ? Boa base: tem este
prenome Ghosn, no. 1 da Renault; Tavares, próximo na PSA; Gomes, na PSA
Mercosul.
Opção – Em seu projeto de ser
a maior do mundo em 2018, a Volkswagen concentrará esforços no elevar sua
margem unitária de lucro a 6% - atualmente 3,5% - mantendo os projetos de
investimento em produtos.Dificuldade será vedar o ralo de perdas
da Seat, sua marca espanhola.
Menos – A participação de
16,5% da Toyota no capital da Subaru, para ter colaboração, tecnologia e usar
mecânica deste precioso japonês, tem resultados: a Subaru deixará de produzir o
Toyota Camry em sua fábrica de Indiana, EUA. No espaço livre, fará mais Subarus
Tribeca 7 lugares.
Mais – As vendas da Subaru ano passado
cresceram 28% contra 8% do mercado, e atingindo quase 350 mil exemplares - mais
que Mercedes e Volkswagen. No Brasil a representante CAOA não se dedica à marca.
Prazo – A Ford iniciou contagem
regressiva e promocional até 5 de dezembro, quando apresentará a quinta geração
do Mustang. Festa grande, para optar horda de antigos clientes e conquistar
novos.
Hermanos – Alfistas brasileiros,
órfãos da marca, invejam os colegas argentinos. Aptos a se inscrever para
adquirir o novo Alfa Romeo 4C, esportivo construído na fábrica Maserati, motor
central, 1,8 litro, 240 cv, caixa com dupla embreagem, seis marchas, 0 a 100
km/h em 4,5s. Lista aberta na revenda Centro Milano a US$ 140 mil, preveem os
jornalistas do bom sítio Autoblog.
Ocasião – A Mitsubishi
aproveitou com humor e competência a questão das biografias não autorizadas.
Fez anúncio na TV, exibindo gerações de seu Pajero, e assina com humor. É a
biografia autorizada de uma lenda.
+ Audi – Primeira revenda Audi
no Espírito Santo fica na Reta da Penha, Vitória, 2.700m2 de área construída,
padrão arquitetônico da marca, esforço da Audi em duplicar a rede,
preparando-se para vender importados e produzidos no Brasil.
Competência – Do Grupo
Líder, da pequena Muriaé, MG evoluiu a mais de 60 revendas de várias marcas.
Estreia como Audi. Bráulio Braz, 65, fundador, deputado estadual por MG,
primeiro revendedor a operar marcas diferentes, fez mudar o conceito de
exclusividade então praticado pelas fabricantes no país.
Demonstração – Presença da Metro
Sachman na Fenatran mostrou credibilidade do projeto. Caminhão mostrado portava
grupo moto propulsor por mais de 40 fornecedores brasileiros, e nacionalização
superior a 60%. A caminho de homologação, tem 460 cv. Peso pesado e base na
geração anterior dos MAN.
União … - Principais entidades
envolvidas com transporte sentaram-se à mesa e apresentaram ao Governo Plano de
Renovação de Frota, um programa nacional. Clamam pela necessidade e condições
ao camioneiro trocar caminhão velho por mais novo. E o menos usado por um O Km.
... faz a força – Muitos partícipes, de
fabricantes a operadores com ferro velho, apela principal é a segurança. 7% da
frota é de caminhões com idade para receber a placa preta de veículo de
coleção, posto que 7% da frota tem mais de 30 anos. Projeto é trocar 10% da
frota a.a.
Conforto – A Singapore
Airlines entendeu o maior fluxo comercial e a demanda de seus usuários,
aumentando em 10 kg a franquia de bagagem.
Antigos – Parece piada, mas é
sério. A Ford implantou plano de assistência e reparo gratuito na Europa, o
SARA – Service Activated Roadside Assistance –oferecido para todos
os Ford.
Secular – Válida a
proposta, objetivo, cidadão português Joaquim Costa inscreveu seu Ford Modelo
T, de 1915. Pós susto a Ford, entre o desgaste por lógica não aceitação,
acatou. Ajuda o conhecimento do proprietário no saber fazer reparos.
Desafio – Difícil
imaginar mecânicos dos atuais sistemas de injeção e diagnósticos por
computador, tentando fazer o motor funcionar através de manivela, e regular
magneto, comutador e bobinas, vibradores, estes de ponto definido pela cor e a
sonoridade das centelhas.
Ecologia – Ford e
Coca-Cola fizeram avença para transformar garrafas de plastico PET em tecido
para interiores de veículos – bancos, painéis das portas e teto.
Fórmula 1 – Felipe Nasr
deve ser anunciado piloto na Fórmula 1 nos próximos dias. Grupo de capital
árabe o convidou e negocia a compra de equipe média - Force India, Lotus ou
Sauber.
Nenhum comentário:
Postar um comentário