Na
coluna anterior abordamos os sistemas de assistência ao condutor - piloto
automático adaptativo (ACC/Adaptive Cruise Control) e a câmera de múltiplas
funções. É cada vez maior a tendência de oferecer mais conforto e segurança
para os usuários de veículos automotores, principalmente na hora de estacionar,
manobra que algumas vezes requer mais habilidades dos motoristas. Vamos
entender o papel da tecnologia para unir segurança e conforto.
Um dos destaques é a tecnologia Side-view Assist, que detecta
obstáculos nos pontos cegos do carro em movimento. O dispositivo ajuda a evitar
acidentes que podem ocorrer quando o motorista muda de faixa sem perceber que
há outro veículo na mesma área. O sistema, que acende uma luz para alertar o
motorista quanto ao objeto no ponto cego, já está disponível em diversos
modelos no mercado nacional.
Outra novidade é o Remote Park Assist, que estará em série em
2015. Este sistema permite que o veículo seja estacionado de forma totalmente
automática por meio de sensores, sem ação direta do motorista. O condutor
decide se quer ficar dentro do veículo ou sair para manobrar à distância, por
meio de um dispositivo remoto como, por exemplo, um smart phone.Essa tecnologia é indicada para ser usada em garagens e
estacionamentos com espaços restritos, o qual o motorista tem dificuldade de
sair do carro depois que está estacionado.
Para quem prefere ficar dentro do veículo na hora da manobra, a Bosch oferece cinco soluções. Uma delas é o Sensor de Estacionamento, que sinaliza para o condutor, de forma acústica e/ou luminosa, a proximidade de obstáculos dos para-choques. O sistema supre as necessidades de detecção dos pontos cegos dos retrovisores dos carros, sinalizando a presença de qualquer obstáculo fora do campo de visão, tais como: carrinhos de supermercado, pequenos postes de estacionamento, portões, colunas e paredes.
Já o sistema de Assistência de Estacionamento esterça
automaticamente o volante durante a operação. Além de agilizar o movimento, o
motorista poderá aproveitar locais com tamanhos críticos – como, por exemplo,
vagas com apenas poucos centímetros a mais que comprimento do veículo. A
Bosch ainda disponibiliza o sistema de manobras em vagas paralelas e em versão
ampliada, que permite a parada em espaços transversais.
A empresa também oferece duas tecnologias para estacionamento por meio de câmeras. O primeiro é o Sistema de Câmera Traseira, que fornece ao condutor uma visão ampla da região traseira do veículo, agregando funções inteligentes, como detecção de faixas e objetos.
A segunda é a Assistência a Estacionamento com Câmera, que
desempenha as mesmas funções da tecnologia que esterça automaticamente o
volante (Assistência de Estacionamento) e ainda fornece imagens ao redor do
carro. O sistema possui múltiplas câmeras (visão frontal, lateral e traseira),
proporcionando cobertura 360° para reconhecimento e detecção de obstáculos.
MECÂNICA ONLINE®
·
Exame
toxicológico para motoristas profissionais – O ministro das Cidades, Aguinaldo
Ribeiro, afirmou que a decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de
tornar obrigatório o exame toxicológico para as categorias C, D, E é uma medida
de cuidado e incentivo à mudança de comportamento dos cidadãos. “É uma decisão
que cuida da segurança e da saúde dos motoristas e pedestres de todo país”,
afirmou. A resolução 460 já foi publicada no Diário Oficial da União.
·
SYNC
- A Ford
comemorou a produção de 10 milhões de veículos equipados com o sistema de
conectividade SYNC, disponível em centenas de países. A tecnologia, lançada há
seis anos nos Estados Unidos, já está disponível no Brasil com comando de voz
em português nos modelos New Fiesta, Focus, Fusion, EcoSport e Edge.
ADEUS
DA KOMBI – A
Volkswagen do Brasil preparou uma nova campanha publicitária sobre o fim de
produção da Kombi, que se despede de seus fãs em dezembro. Neste sábado, 30 de
novembro, um anúncio, em formato de testamento, será publicado na mídia, no
qual o modelo “agradece” o carinho de quem fez parte de sua história e das
pessoas que a escolheram como parte de suas vidas. O anúncio exibe uma lista
com os “últimos desejos” da Kombi: oferecer uma lembrança às pessoas que, de
diversas formas, viveram ou ainda vivem experiências inesquecíveis com o
modelo.
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânica com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário