Quando o assunto envolve seu bolso e pressão com certeza
você desperta sua atenção para saber melhor como essa relação pode trazer
benefícios para você. Não vamos abrir espaço em nossa coluna para falarmos
sobre inflação, mas sobre economia e segurança quando os pneus do seu veículo
rodam na pressão correta. Saiba também como a tecnologia pode ser uma forte
aliada nessa atividade.
Levantamentos recentes revelam que 45% dos motoristas
rodam com a pressão dos pneus fora dos limites recomendados. Cerca de 20% dos
casos são considerados muito perigosos, com risco de rompimento do pneu a curto
e médio prazo. Manter a pressão recomendada dos pneus é garantia de melhor
performance e durabilidade, além de ser essencial para sua segurança.
Uma pressão abaixo da recomendada reduz a durabilidade do
pneu (em pelo menos 8.000 km), aumenta o consumo de combustível e favorece o
risco de explosão e acidentes na pista. A pressão é definida conforme a carga
do veículo e a geometria do pneu, de acordo com as especificações do fabricante
do veículo e as regulamentações internacionais (INMETRO).
Quando temos um pneu com pressão variando de 7 a 15 PSI
abaixo da recomendada, ou mesmo abaixo de 15 PSI da recomendada temos sério
rico de explosão, aquaplanagem, excessivo desgastes dos ombros do pneu e
significativo aumento do consumo de combustível.A baixa pressão pode provocar uma redução de 30% na
durabilidade do pneu. Quanto mais baixa a pressão, maior a velocidade de
desgaste e maior a sobrecarga da banda de rodagem com o solo.
A rodagem de um pneu com baixa pressão ocasiona uma
deformação exagerada e um aquecimento anormal. A consequência é a degradação
irreversível dos elementos que constituem o pneu, podendo provocar
descolamentos internos e pode favorecer o risco de explosão do pneu. A baixa
pressão também compromete a dirigibilidade do veículo, ou seja, provoca uma
redução na precisão da direção, o que pode ocasionar acidentes
graves.
Quando temos o pneu com pressão acima da recomendada, a
área de contato com o solo diminui e reduz a aderência do pneu. Isto pode
aumentar o risco de acidentes em casos de frenagem de emergência e ocasionar a
perda da trajetória do veículo nas curvas, em alta velocidade.
O pneu, que participa da suspensão do veículo, fica mais
rígido, provocando uma redução do conforto ao dirigir, assim como um desgaste
prematuro da suspensão.Então fique atento e calibre os pneus pelo menos a cada
15 dias ou antes de uma viagem. Atualmente já temos vários veículos com sistema
de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS – “Tire Pressure Monitoring System”)
que pode ser visualizado no quadro de instrumentos do veículo.
Recentemente avaliamos o Nissan Altima que chega ao
Brasil direto dos Estados Unidos. Por lá nada de frentista no posto para ajudar
o motorista, assim, o modelo tem uma função a mais no monitoramento da pressão
dos pneus: ao parar em um posto de gasolina e iniciar a calibração, o motorista
receberá a confirmação de que o pneu está com a pressão correta com um aviso
sonoro – toque da buzina. Caso a pressão colocada ultrapasse a recomendada,
serão emitidos três toques de buzina e as luzes do carro piscarão.
Dicas de segurança
Calibre os pneus pelo menos a cada 15 dias ou antes de
uma viagem.
Se um pneu perde mais que 1,5 PSI/mês, existe um risco de
fuga anormal da pressão: verificar o conjunto pneu/roda com um profissional
qualificado.
Nunca desinfle um pneu aquecido.
Ter tampas nas válvulas de todos os pneus.
Não esqueça de verificar a pressão do pneu estepe.
Depois de rodar com uma pressão muito baixa, nunca
calibrar o pneu novamente sem verificar se seu interior apresenta alguma
anomalia.
Um pneu inflado com nitrogênio deve ser verificado
segundo as mesmas regras de um pneu inflado com ar. A utilização do nitrogênio
não substitui a verificação quinzenal da pressão dos pneus.
MECÂNICA ONLINE
CONGESTIONAMENTOS – A TomTom acaba de anunciar a sexta
edição do seu Índice de Tráfego que revela que, na média global, motoristas
passam 8 dias por ano no trânsito. Este índice é o medidor mais preciso de
congestionamento em 169 cidades de todo o mundo. Ele compara o tempo de viagem
durante os horários de fluxo leve com os períodos de pico.
CAPACITAÇÃO - A Volkswagen do Brasil acaba de inaugurar o
Centro Regional de Treinamento exclusivo da marca para concessionárias, em
Porto Alegre (RS). É um dos mais avançados centros de treinamento da Volkswagen
no mundo, com capacidade para treinar - por ano – cerca de 7.200 profissionais
das 67 concessionárias da Volkswagen na região, com o que há de mais inovador
em tecnologia, equipamentos e infraestrutura.
FENATRAN – A 19ª edição da Fenatran (Salão Internacional
do Transporte) que aconteceu entre os dias 28 de outubro e 01 de novembro no
pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo, recebeu recorde de público com
61.345 mil visitantes compradores durante os cinco dias de exposição, algo em
torno de 10% de crescimento em relação à edição anterior. O número de
expositores e ocupação também foram recordes, chegando a 370 empresas divididas
numa área total de 130 mil metros quadrados. O evento é uma iniciativa
das entidades NTC& Logistica e Anfavea e é organizado e promovido pela Reed
Exhibitions Alcantara Machado.
PERFIL
Tarcisio
Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e
Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
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