domingo, 6 de setembro de 2015

Daimler e Aliança Renault-Nissan assentam primeira pedra para construção de Nova Fábrica conjunta no México

A Daimler e a Aliança Renault-Nissan assentaram hoje a pedra fundamental de seu complexo industrial conjunto. Localizada na região central do México, a planta COMPAS (Cooperation Manufacturing Plant Aguascalientes, ou Fábrica de Produção Conjunta de Aguascalientes) produzirá a próxima geração de veículos compactos premium para as marcas Mercedes-Benz e Infiniti.

"O dia de hoje configura um importante marco para a parceria entre a Daimler e a Aliança Renault-Nissan. Esta nova fábrica conjunta ajudará ambas as empresas parceiras a atender seus respectivos clientes de forma mais rápida e com maior flexibilidade. Além de ser a primeira unidade de produção da Mercedes-Benz para carros compactos na região do NAFTA, ela também vai aumentar significativamente nossa presença industrial local", comentou Markus Schäfer, Membro do Conselho da Divisão Mercedes-Benz Automóveis, Produção e Gestão da Cadeia de Fornecimento. "De nossa parte, além de compartilhar os altos níveis de flexibilidade e eficiência possibilitados através da joint-venture, também contribuiremos com tecnologia específica da Mercedes-Benz, bem como com treinamento e suporte proporcionados por nossa fábrica de carros compactos na cidade de Rastatt, na Alemanha, que é considerada uma referência em todo o mundo. Esta estratégia comprovada vai garantir que nossa qualidade aqui em Aguascalientes seja a mesma de outras plantas da rede global de produção de carros compactos na Europa e na China."

A Daimler e a Nissan são proprietárias da COMPAS na proporção de 50/50. As empresas parceiras vão investir um total de US$ 1 bilhão na joint-venture, que prevê atingir o estado da arte na construção e operação da nova fábrica de produção.

"Esta nova fábrica já representa mais um exemplo na ampliação da colaboração entre a Aliança Renault-Nissan e a Daimler. O México é um benchmark mundial em termos de qualidade e eficiência, o que constituiu no principal motivo pelo qual a Daimler e a Nissan decidiram produzir suas novas gerações de carros compactos premium para a Mercedes-Benz e a Infiniti aqui, em Aguascalientes. Hoje celebramos algo que se tornou possível graças à nossa estreita colaboração e parceria tanto com o governo estadual como federal", comentou Jose Muñoz, Vice-Presidente Executivo da Nissan Motor Co., Ltd. e Presidente do Comitê de Gestão da Nissan América do Norte.

Localizada nas proximidades da fábrica A2 da Nissan, em Aguascalientes, a planta COMPAS terá inicialmente uma capacidade de produção anual de mais de 230.000 veículos, e criará mais de 3.600 empregos diretos até 2020. Dependendo da evolução e da demanda do mercado, haverá potencial para aumentar ainda mais esta capacidade. A produção de veículos Infiniti começará em 2017, e os primeiros veículos Mercedes-Benz sairão da linha de produção em 2018. Além dos empregos diretos gerados, a planta COMPAS também deve gerar em torno de 12 mil empregos indiretos, graças principalmente ao alto nível de nacionalização de componentes, que levará a um aumento significativo da rede de fornecedores locais.

Uma equipe de gestão internacional com membros da Daimler e da Nissan lidera o projeto COMPAS: Ryoji Kurosawa é o CEO (Presidente), Uwe Jarosch é o CFO (Diretor Executivo de Finanças), e Gláucio Leite é o CQO (Diretor Executivo da Qualidade).

A Daimler e a Aliança Renault-Nissan também vão produzir a próxima geração de carros compactos premium em outras plantas globais de produção, incluindo a Europa e a China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário