2015 é especial para a Harley-Davidson. O ano marca o
aniversário de meio século da Electra Glide, uma das motos mais importantes e
tradicionais do seu line up.
O modelo foi pioneiro e praticamente inaugurou o segmento “Grand Touring” nos Estados Unidos. E mesmo 50 anos depois,
continua servindo de inspiração para a fabricação de motocicletas deste tipo no
mundo.
Linha do
tempo
1965:
Lançamento da Electra Glide
A emblemática moto evoluiu muito com o passar do tempo e, já
em 1965, apresentava a aparência inconfundível da Electra Glide® que é
conhecida pelos motociclistas de hoje. Os modelos Touring Harley-Davidson
sempre foram projetados privilegiando a praticidade e o conforto em viagens de
longa distância. Em 1912, a primeira linha de acessórios H-D® incluía o Luggage Carrier, espécie de
suporte para transportar bagagens.
As motos de grande cilindrada, ideais para rodar muitos
quilômetros, evoluíram a partir da Knucklehead EL de 1936, com motor de 61
polegadas, chegando aos modelos FL, com propulsor de 74 polegadas, em 1941.
Essa foi a moto que se transformou na Hydra Glide, em 1949. Em 1958, a
Duo-Glide foi a primeira a possuir suspensão traseira, bem como freio traseiro
hidráulico.
1960 a
1980: Dos primórdios à evolução
A família Touring teve sua grande ascensão em 1960. Cinco
anos depois, a Harley-Davidson inseriu um acionador de partida elétrico na FLH
e criou a FLHB Electra Glide. A inovação foi fundamental para eliminar o
pontapé na máquina, uma ação que se tornava cada vez mais difícil nas
motocicletas com grandes motores V-Twin pesando mais de 350 kg.
Como eram necessários uma bateria maior e um sistema elétrico
de 12V para executar o acionador de partida, o tanque de óleo foi redesenhado.
Inicialmente, a H-D® manteve o pedal com o sistema, para as pessoas que tinham
dificuldades para se adaptarem aos novos tempos.
Em 1965, o visual da Electra Glide® ganhou destaque no
mercado, com saias elegantes no para-lama, banco com posição pensada no
conforto do piloto, para-brisa e alforjes de fibra de vidro, que podiam ser
colocados como opcionais individuais ou como parte do pacote chamado King of the Highway. O modelo
oferecia diversas opções para atender às necessidades dos motociclistas,
incluindo sistema de silenciadores duplos, além de uma combinação de marcha de
mão/embreagem de pé.
Décadas de 1970 e 1980: A introdução do motor Shovelhead, em 1966, garantiu 10%
a mais de potência. Três anos depois, a carenagem montada nos garfos – que
ficou conhecida como “BatWing” – foi oferecida como opcional e, algum tempo
depois, tornou-se mundialmente conhecida e virou sinônimo da H-D®.
O modelo evoluiu ainda mais durante as décadas de 1970 e
1980, ganhando freios a disco dianteiro e traseiro hidráulicos, transmissão
final por correia e painel com sistema de som montado na carenagem – Electra
Glide® Classic de 1986.
1988: O
surgimento da FLHS Electra Glide Sport
Foi neste ano que aconteceu uma das mudanças mais
marcantes, com o lançamento da FLHS Electra Glide® Sport, versão mais ágil e
compacta, que não incluía baú traseiro e contava com para-brisa removível. A
FLHR Road King® 1994, foi inspirada no design da Electra Glide® 1965 original, e a Street
Glide® de 2006, no icônico modelo Touring. Mais recentemente, em 2009, a
Electra Glide® e todos os outros modelos Touring da marca receberam um quadro
totalmente novo, com centro de gravidade mais baixo e maior distância
entre-eixos.
No Brasil, a Ultra Limited, modelo mais completo de série
na família Touring, substituiu a Electra Glide® Ultra Classic® a partir do
modelo 2012, e já no ano seguinte foi contemplada com todas as inovações do
Projeto RushMore se tornando em um dos modelos mais vendidos pela marca no
país.
2013: Projeto RUSHMORE revoluciona família Touring da
Harley-Davidson
O novo motor Twin Cam 103™ High Output Twin Cooled™ de
refrigeração mista proporciona mais torque em nível intermediário, enquanto o
sistema de freios Reflex™, com ABS conectado eletronicamente, fornece a
quantidade certa de frenagem traseira ao usar o freio dianteiro a mais de 40
km/h.
O Projeto RUSHMORE aprimorou o conforto do motociclista e
do passageiro, com assentos maiores, encosto mais alto para a garupa e
carenagem estilo “BatWing”,
reestilizada com um duto de equalização dianteira, que reduz a turbulência em
20%. Nos quesitos informação e entretenimento, os modelos ganharam tela touchscreene sistema de navegação
por satélite, além de software de reconhecimento de voz, que permite controlar
o som e o GPS usando a fala.
Mesmo com todos os refinamentos e atualizações, a Electra
Glide permanece única e inconfundível. É uma moto que, apesar de toda a
evolução, possui as características e a essência da sua ancestral de 1965, que
tanto fascina os harleyros do mundo todo.
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