O “Jetman”
Yves Rossy participou de sua primeira corrida contra um veículo ao enfrentar um
Jaguar XJR conduzido pelo ex-piloto de Fórmula 1 Martin Brundle, numa
competição única que se realizou no deserto do Dubai.
Brundle, que competiu na F1 na época de Ayrton Senna e agora trabalha como
comentarista de uma TV inglesa, conduziu o novo Jaguar XJR com motor 5.0 V8
Supercharged de 550 CV, com carroceria produzida totalmente em alumínio. Já
Rossy contou para a corrida com uma asa fixa de 2 metros impulsionada por
quatro reatores JetCat.
Brundle consuziu o XJR por uma estrada particular, tendo sobre ele a
performance do Jetman. A ação deu origem a um incrível curta metrage de 3
minutos.
"Foi a corrida mais especial em que
participei. Nunca tinha visto nada como a asa do Jetman, plena de tecnologia e
inovação. Em complemento, creio que Yves é um homem extraordinariamente
corajoso. E é também é um concorrente feroz”, comentou Brundle.
“O Jaguar XJR foi um grande competidor. A
condução foi excecional: suave e sem esforço. Em complemento, a capacidade de
resposta foi soberba nas manobras para evitar a areia acumulada na estrada.
Para saber quem ganhou, deverá ver a curta-metragem…", complementou o
ex-piloto.
Na linha de
largada, Brundle contou com a ajuda do novo All Surface Progress Control (ASPC)
do XJ, um sistema de alta tecnologia que limita automaticamente as perdas de
tração no veículo – de tração traseira – a baixa velocidade e na condução em
piso de aderência reduzida, maximizando a tração em condições difíceis. Ao
final, o modelo conseguiu atingir uma velocidade máxima de 280 km/h antes de
cruzar a linha de chegada.
Decorridos cinco
segundos de queda livre após saltar de um helicóptero, Rossy conseguiu
estabilizar seu equipamento e voar pelo céu sobre o veículo a uma velocidade
máxima de 314 km/m.
Para Rossy, "enfrentar um ex-piloto de Fórmula 1 foi
muito emocionante porque o nosso desempenho foi bastante similar. Uma corrida
em linha reta pode parecer simples, mas não é. Em complemento,
foi a primeira prova real da minha nova equipa e da minha técnica de voo em
competição.”
“Da mesma forma
que no Jaguar, utilizamos materiais leves e robustos para otimizar a
performance, e motores a jato para propulsão. Enquanto o XJR disponibiliza essa
performance graças à tecnologia e à aerodinâmica, no meu caso são os movimentos
do meu corpo sob a asa que está ligada às minhas costas que me permitem voar
assim".
Ian Hoban, Diretor de produção do Jaguar XJ, afirmou: "o
novo Jaguar XJ reafirma a sua posição de sedã de luxo mais dinâmico e distinto.
Sua estrutura, produzida integralmente em alumínio, proporciona uma base leve
e, ao mesmo tempo, muito sólida. Suas evoluções tecnológicas como a direção
assistida elétrica e o All-Surface Progress Control permitem que o condutor
tire o máximo que o veículo pode oferecer”.
“Efetivamente, o XJ dispõe de um conjunto
de sistemas avançados de assistência ao condutor, que incluem o Controle de
Velocidade de Cruzeiro Adaptativo, Assistência em Fila, Detector de Veículos em
marca a ré, sensor de aproximação de veículos, Sistema de Câmeras Surround 360°
e Park Assist nas posiçoões paralela e perpendicular.
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