A Scania anuncia a venda dos seus primeiros oito
caminhões blindados no Brasil. A Prosegur, empresa líder de segurança privada
no Brasil e única do setor presente em todo território nacional, adquiriu os
veículos apostando no segmento de cargas especiais com alto valor agregado. Com
os oito novos caminhões, a Prosegur aumenta para 27 sua frota destinada a esse
tipo de transporte.
Os modelos Scania escolhidos foram dois cavalos mecânicos P 310 4x2 e seis
semipesados P 310 6x2, que trazem como vantagens a alta robustez dos eixos
dianteiros e traseiros, uma capacidade técnica de 7.100 kg de transporte e
suspensão pneumática nos eixos traseiros de fábrica. A suspensão a ar garante
dois benefícios: maior proteção e facilidade no embarque e desembarque da carga
com quatro alturas diferentes.
A Casa Scania Codema foi a responsável pela negociação, e a MTX
Blindados está fazendo a adaptação dos caminhões e carretas. A Prosegur também
adquiriu programa de manutenção para tornar a operação ainda mais rentável.
Todos os veículos da Prosegur são blindados com tecnologia embarcada de
segurança avançada com GPS, sistema de videomonitoramento, botão de pânico,
fechadura randômica, sensores de portas e sirenes.
A ampliação na frota vem atender a um crescimento na demanda pelo serviço
de transporte de cargas especiais, oferecido pela Prosegur desde 2011, quando
montou uma solução que reunisse todas as fases da operação em um único
fornecedor. A frota está preparada para transportar desde cargas com alto valor
como joias, relógios, papel-moeda, barras de ouro, até itens com alto índice ou
risco de sinistralidade, como eletroeletrônicos, celulares, medicamentos,
cigarros, microprocessadores, cartões telefônicos, entre outros.
De acordo com Alessandro Abrahão, diretor-geral de Logística
de Valores da Prosegur no Brasil, são vários os fatores que aumentam a procura
pelo transporte de cargas especiais. Um deles é a expressiva e crescente
participação do modal rodoviário no transporte de cargas no Brasil, que atingiu
59% em 2014. Apesar de ser um modal importante para o transporte de cargas, a
rodovia apresenta maior vulnerabilidade a ataques e roubos, com os criminosos
agindo cada vez mais de maneira ostensiva e equipada.
A estimativa da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística
indica que o Brasil chega a perder por ano cerca de R$ 1 bilhão com o roubo de
cargas. Somente em 2014, foram registrados 17,5 mil roubos, número 42% maior do
que em 2010 (12,3 mil).
Com a solução desenvolvida pela companhia, o cliente
conta simultaneamente com transporte, escolta, seguro, rastreamento,
monitoramento, gestão de risco e intervenção remota, reduzindo os custos do
cliente e aumentando a segurança para a operação. Dentro de um procedimento
padrão, uma empresa de eletroeletrônicos, por exemplo, precisa contratar várias
companhias terceirizadas para cada uma dessas fases da operação.
Já investimos mais de R$ 6 milhões entre 2011 e 2014
somente em frota. A previsão é que mais R$ 11 milhões sejam destinados até
2017, já incluindo essa parceria com a Scania, o que amplia nossa frota neste
ano”, destaca Abrahão.
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