E vamos chegando ao final de 2015. Não está sendo
fácil para o povo brasileiro enfrentar tão dura realidade quando indefinições
políticas e baixa qualidade de gestores colocam em risco o futuro de milhões de
pessoas em nosso País. Que 2016 possa ser diferente para você, de modo que
muitas das situações difíceis que você passa, ou mesmo tenham deixado você no
vermelho, voltem ao verde, a cor do futuro quando falamos em mobilidade.
Não há
dúvidas que o caminhar de pesquisas e inovações nos levam para os sistemas de
acionamento elétrico do automóvel. O motor de combustão interna passou por
evoluções, mas seu princípio ainda é o mesmo.
É cada
vez maior a preocupação com as emissões de CO2. Precisamos adotar soluções mais
eficientes, de uma mobilidade mais sustentável.
Os
sistemas de condução elétricos permitem uma condução ecológica em cidade e
podem-se utilizar para distâncias mais longas sempre que seja necessário.
Atualmente,
isto só se pode levar a cabo com os diferentes tipos de tecnologia híbrida que
temos à nossa disposição. Então, vamos aproveitar o final e início de um novo
ano para ampliar os conhecimentos quando o assunto são veículos híbridos e
elétricos!
Híbrido
puro (sHEV) - Nestes veículos o motor recebe o apoio de um motor elétrico. O
veículo é propulsado por um motor de combustão interna. No entanto, os veículos
híbridos puros também podem realizar distâncias curtas ao serem propulsados
unicamente com eletricidade. A energia necessária para isso é gerada
previamente pelo motor de gasolina ou diesel. Por outras palavras, a bateria
carrega-se sem necessidade de uma fonte de corrente elétrica.
Híbrido
elétrico (PHEV) - Os híbridos elétricos podem funcionar através de um sistema
de acionamento elétrico sem produzir nenhuma emissão. Quando a carga da bateria
é insuficiente, o carro passa a propulsar-se através de um motor convencional.
É possível recarregar a bateria diretamente a partir de uma tomada elétrica.
Veículo
elétrico de categoria alongada (EVRex) - Extensores de alcanço são motores de
combustão interna compactos que recarregam as baterias de veículos eléctricos,
quando o nível de carga diminui. Ao contrário do híbrido plug-in, o extensor de
autonomia não pode dirigir as rodas diretamente. Isto, contudo, manter a
mobilidade dos veículos eléctricos - mesmo se não houver nenhuma tomada por
perto.
Veículo
elétrico de bateria (BEV) - Os sistemas elétricos puros não necessitam de
combustíveis de origem fóssil. Em termos técnicos só existe uma pequena
diferença entre um veículo híbrido e um elétrico: contudo, a diminuição dos
custos e o aumento do número de estações de carga é muito importante para
conseguir que sejam aceites de forma global.
PERFIL
Tarcisio
Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e
Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
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