Lucas di Grassi faz uma
rápida parada no Brasil neste início de semana antes de partir para o Uruguai,
onde defenderá a liderança da Fórmula E na terceira etapa do campeonato, no
balneário de Punta del Este. E no final da manhã desta segunda-feira (14) o
piloto da Audi também no Mundial de Endurance recebeu cerca de 40 jornalistas
para uma entrevista coletiva, realizada no Audi Lounge, em São Paulo.
O piloto respondeu às perguntas com seu costumeiro
conhecimento técnico e com muita didática, falando sobre as novidades do Audi
R18 com o qual, de contrato renovado a longo prazo, disputará a temporada 2016
do Mundial de Endurance (FIA WEC), para depois falar também sobre o desafio do
final de semana na pista de 2.875 metros localizada beira-mar em Punta del Este.
Corrida que ele considera a sua prova
"caseira" da temporada, já que a categoria dos carros elétricos ainda
não corre no Brasil. "Como não corremos aqui, a corrida de Punta del Este
é efetivamente a minha corrida de casa, e pela qual espero ansiosamente - pela
proximidade do Brasil, pelo fato de meus amigos poderem me ver e também pelo
entusiasmo que os sul-americanos têm pelo automobilismo", disse.
Do ponto de vista esportivo, o vencedor do e-Prix
de Putrajaya, etapa anterior, disse que os objetivos permanecem inalterados.
"Vencer a corrida e lutar pelo título. E isso só é possível quando estamos
perfeitamente preparados e 100% focados no dia da corrida", continuou.
"Não temos ainda o melhor desempenho. Nosso
adversário direto fez um investimento gigantesco, usando know-how de Fórmula 1,
então estamos trabalhando duro diariamente, e a vitória na Malásia foi
resultado de todo o trabalho da equipe. Ganhamos, mas não foi ainda pelo melhor
desempenho; foi, sim, pelo trabalho de todos no time", apontou.
Di Grassi chegou ao Brasil no último domingo,
vindo dos Estados Unidos, onde testou o novo Audi R18 com o qual competirá no
próximo ano e tentará a inédita vitória brasileira no geral das 24 Horas de Le
Mans. Entre as principais mudanças, a posição de pilotagem, a aerodinâmica mais
elevada e refinada, e a classe energética - a Audi saltou dos quatro para os
seis megajoules.
"O carro é completamente novo. Não tem uma
peça do carro anterior. E os testes foram feitos em Sebring porque a pista é
bem antiga, mistura asfalto e concreto, com trechos de um antigo aeroporto.
Então é uma superfície bem ondulada, o que a torna muito exigente para todo o
conjunto mecânico. Já sabemos que o carro tem potencial; os números mostraram
isso antes mesmo de irmos para a pista com ele. Agora é reunir as informações
coletadas e trabalhar no ajuste. O quanto melhoramos, só vamos saber na
primeira corrida do ano, na Inglaterra", afirmou.
No próximo sábado (19), o e-Prix de Punta del Este
acontece às 16 horas, com transmissão ao vivo pelo Fox Sports.
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