Aliando alta tecnologia e qualidade em seus processos
produtivos, a Volkswagen do Brasil foi escolhida, dentre todas as operações da
marca no mundo, para exportar blocos de motores para a produção de propulsores
que equipam os modelos Polo e up! na Europa. Produzidos na fábrica de motores
da Volkswagen do Brasil em São Carlos (SP), os blocos são enviados para a
fábrica de Chemnitz, na Alemanha.
Inicialmente, a parceria se estenderá até 2016 e engloba
a exportação do bloco do motor 1.0l de três cilindros da família EA211, a mais
moderna produzida pela fábrica brasileira. Até o final deste ano serão enviados
46 mil blocos de motores. A estimativa é de que, no total, sejam despachadas 90
mil unidades até 2016.
Altamente tecnológicos, os motores da família EA211
demandam rigorosos padrões de qualidade, que são atendidos pela fábrica de São
Carlos. Os blocos e os propulsores completos são fabricados em um prédio
totalmente estanque, que utiliza antecâmaras em seus acessos. Um sistema de
insuflamento gera pressão positiva, que impede a entrada de resíduos,
garantindo assim os altos níveis de limpeza no processo produtivo.
O bloco do motor 1.0l de três cilindros tem como um de
seus diferenciais e principal vantagem menor peso, por ser feito em alumínio.
Comparado a um motor de mesma cilindrada, mas com quatro cilindros, por
exemplo, o EA211 completo é 24 kg mais leve. Assim, a empresa reforça o
compromisso com a estratégia de downsizing, que são motores menores e mais
eficientes, em sintonia com os motores mais avançados oferecidos na Europa.
O processo de usinagem, responsável por transformar os
blocos e cabeçotes brutos de alumínio em peças acabadas, conta com um sistema
inovador, que utiliza Mínima Quantidade de Lubrificante, reduzindo em 80 vezes
a necessidade de água no processo. Além disso, 100% do cavaco, que é o material
retirado durante a usinagem, é destinado à reciclagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário