O desperdício de água junto à falta de chuvas se tornou,
nos últimos meses, um dos maiores temas de alerta aos brasileiros. Mas há oito
anos, Toyota do Brasil e, mais recentemente, a Fundação Toyota do Brasil vêm
investindo na educação para o uso racional de recursos naturais, principalmente
nas comunidades próximas às unidades da Toyota, em Indaiatuba (SP) e, mais
recentemente, em Guaíba (RS) e Sorocaba.
A mudança de comportamento, a percepção sobre a
importância da conservação do meio ambiente e uso consciente da água e da
energia elétrica fazem parte do projeto Ambientação, promovido pela Fundação
Toyota do Brasil. Por meio da metodologia de produção da Toyota, o TBP (Toyota Business Practices), a ação
identificar problemas no consumo de água e energia de escolas, prédios públicos
e residências, oferecendo soluções sustentáveis.
As apresentações dos resultados obtidos neste ano foram
reveladas na última quarta-feira, dia 9, no Parque Tecnológico de Sorocaba, e
contou com as presenças do CEO da Toyota para a América Latina e Caribe, Steve
St. Angelo, do presidente da Toyota do Brasil, Koji Kondo, do presidente da
Fundação Toyota do Brasil, Ricardo Bastos e da vice-prefeita de Sorocaba, Edith
Maria Garboggini Di Giorgi.
Neste ano, em Sorocaba, os participantes dos grupos da
prefeitura da cidade, do projeto Jovens Brasileiros em Ação, da Polícia
Militar, e da Pastoral do Menor, chegaram a marca de 42% de redução no consumo
de água da cidade. Realizado há oito anos, o Ambientação já envolveu mais de
415.000 pessoas, entre alunos, professores, familiares e moradores do entorno
das escolas públicas locais. Neste período, cada uma das 46 escolas
participantes de Indaiatuba (SP) reduziram em 25% o consumo de água. Na
terceira edição realizada em Guaíba (RS), 18 escolas registram uma economia de
15% no consumo de energia. O de água foi ainda mais expressivo: 34% de
economia.
Ações como identificar um vazamento, um equipamento
ligado durante o final de semana em uma escola, a necessidade de uma instalação
e manutenção de equipamentos e até mesmo o controle de irrigação de um viveiro
de mudas são alguns exemplos de como contribuir com a redução dos recursos
naturais. “Antes mesmo desse período de estiagem, a Fundação Toyota vem
colaborando com ações efetivas focadas na preservação dos recursos naturais,
que estão escassos, por meio da educação de crianças e jovens, que se tornam
agentes multiplicadores de práticas sustentáveis entre suas famílias e
comunidades, ampliando a consciência ambiental de cada um”, explica Ricardo
Bastos, presidente da Fundação Toyota do Brasil.
Na última semana, a Fundação Toyota do Brasil conquistou
pela segunda vez consecutiva o Prêmio Top Car TV, a principal premiação da
televisão nacional voltada ao setor automotivo, na categoria “Melhor Ação de
Responsabilidade Social”. O reconhecimento é fruto dos resultados positivos que
a entidade vem desenvolvendo há mais de seis anos com comprometimento por meio
do projeto Ambientação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário