A fabricante de autopeças TMD Friction do Brasil,
produtora de pastilhas e lonas de freio com a marca Cobreq, deve fechar o ano
fiscal de 2015 com crescimento de 6% em seu faturamento - de acordo com a
previsão de Marcoabel S. Moreira, diretor-geral da empresa no Brasil, apesar da
recessão que o País enfrenta.
Embora a área de equipamentos originais, ou seja, de
venda direta para as montadoras de veículos tenha amargado uma retração de mais
de 25% nos volumes de vendas, diretamente impactados pela retração da economia
e conseqüente queda nos volumes de vendas dos veículos zero quilômetro, o
mercado de reposição cresceu 15%, explica Marcoabel:
“O ano de 2015 mostrou-se positivo, onde, embora com
dificuldade para atingir os valores orçados para este ano, a comparação com
2014 projeta um crescimento de aproximadamente 15%. Isto deve-se à maior
manutenção dos veículos usados. Também tivemos bom desempenho nas exportações
com a alta do Euro e do Dólar”, disse o diretor-geral da TDM. Disse ainda que
as maiores oportunidades de exportação ocorreram para países do Mercosul, Europa
e África.
Para Marcoabel Moreira, o mercado do pós-vendas
(aftermarket) em 2016 também será de muitos desafios e, provavelmente, muito
difícil no primeiro semestre:
“Embora a perspectiva não seja positiva para o próximo
ano, entendemos que novas oportunidades possam surgir no segundo semestre”,
afirmou.
Ele conta principalmente com os lançamentos programados
para 2016, como, por exemplo, o novo material de atrito para pastilhas de
freio, que além de ser melhor que o atual em performance, também é
ecologicamente correto pois está classificado como Eco4 enquanto o atual é Eco1.
Outra novidade para o próximo ano será o lançamento da segunda marca da TMD no
Brasil, com produtos de menor custo.
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