Estudos sobre o trânsito apontam que motoristas
trafegando na contramão são ocorrências bem comuns. Em torno de dois mil avisos
como esses são difundidos pela rádio alemã anualmente e também, com muita
frequência, estes incidentes resultam em acidentes graves.
De acordo com estatísticas, aproximadamente cada um terço
desses incidentes terminam fatalmente - no pior caso, antes que o veículo tenha
percorrido apenas 500 metros. Entretanto, é necessário muito tempo para que
avisos de motoristas na contramão sejam difundidos pelo rádio, o que pode ser
tarde demais.
A Bosch está desenvolvendo uma nova solução que alerta os
motoristas de forma mais rápida. O novo aviso de contramão da Bosch, com base
na nuvem de dados, é projetado para emitir um alerta em menos de 10 segundos.
"A Bosch está desenvolvendo um anjo da guarda na
nuvem de dados", diz Dr. Dirk Hoheisel, membro da Direção Executiva da
Robert Bosch GmbH. Como um módulo de software único, esta função de alerta
também pode ser integrada, com baixo custo, à sistemas de infoentretenimento ou
a aplicativos já existentes. A Bosch planeja iniciar a produção desta
tecnologia em 2016.
Para detectar a condução na direção errada, a função
baseada na nuvem compara os movimentos reais do veículo com o sentido permitido
no percurso. As informações são armazenadas em um banco de dados baseado na
web. Se houver conflito entre as duas informações, o motorista na contramão é
alertado sobre seu erro. Ao mesmo tempo, os veículos próximos também são
informados.
A função se baseia em um relatório regular e anônimo da
posição de cada veículo, que é encaminhado para nuvem - uma central de dados
onde as informações são armazenadas e analisadas a partir da internet. Quanto
mais veículos estiverem conectados, mais intensa será a rede de segurança
invisível e mais usuários da rodovia poderão ser avisados sobre motoristas na
contramão.
Configuração com custo benefício
- Esta
nova função será disponibilizada como um serviço de nuvem a partir de 2016. O
sistema poderá ser integrado a outros aplicativos existentes, tais como Bosch
myDriveAssist, assim como em soluções de infoentretenimento das montadoras. Em
médio prazo, a solução também poderá ser integrada a conceitos de chamada de
emergência, como eCall.
O alerta de motorista na contramão exige uma conexão
contínua com a internet. Para isso, o veículo deve ter uma solução de
infoentretenimento apropriada ou o smartphone do motorista deve estar conectado
ao veículo usando uma solução de integração, como Bosch mySPIN.
Geralmente uma destas opções de conexão já está instalada
ou pode ser facilmente adaptada, ou seja, não é necessário integrar nenhum
hardware adicional. Dessa forma, a solução de nuvem pode ser considerada global
pelo custo benefício oferecido. "Nosso objetivo é ter uma rápida aceitação
pelo mercado, para que o sistema possa realizar por completo seu potencial de
salvar vidas, o mais breve possível", diz Hoheisel.
Bosch usa a conectividade
para novos serviços - A
Bosch está fazendo com que o carro seja uma parte ativa da internet. Os
sensores, por exemplo, coletam um grande número de informações tanto de dentro
do veículo quanto do seu entorno. Em seguida, a Bosch sincroniza estes dados em
uma nuvem.
A IoT Suite Bosch, fabricada pela subsidiária Bosch
Software Innovations, é a base tecnológica para os aplicativos da Internet das
Coisas (IoT). O sistema oferece todas as funções necessárias para conectar dispositivos,
usuários, empresas e parceiros em uma plataforma IoT.
Finalmente, e não menos importante, a Bosch oferece um
número cada vez maior de serviços baseados nesta plataforma. Para Hoheisel, não
há dúvidas de que a conectividade "torna a direção ainda mais segura,
eficiente e conveniente".
Há dois exemplos automotivos já disponíveis: com o uso do
aplicativo da Bosch, os motoristas de veículos elétricos ou híbridos podem usar
seus smartphones para encontrar pontos de abastecimento e pagar pela recarga em
qualquer posto na Alemanha com facilidade.
Quase todos os pontos de carregamento públicos e
habilitados na web na Alemanha já fazem parte desta rede.
A Bosch também oferece o gerenciamento de frota para
operadores logísticos, tais como transporte de mercadoria e empresas de aluguel
de carro. Um módulo de comunicação Bosch armazena dados operacionais do
veículo, tais como quilometragem, posição e mensagens de erro. Essas
informações ajudam a otimizar as operações e o planejamento do serviço.
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em
Mecânica, além de Engenheiro Mecânica com habilitação em Mecatrônica e Radialista,
é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br)
e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br
Coluna Mecânica Online®
- Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE
Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da
Mobilidade.
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