A interação das oficinas
mecânicas com os serviços baseados na web e a aplicação da realidade aumentada
estarão entre as novidades que a Bosch apresentará durante a Automechanika
2016, que ocorrerá no período de 13 a 17 de setembro, em Frankfurt. No estande
da empresa, localizado no corredor nove, será possível vivenciar o ambiente de
uma oficina conectada e, para tanto, serão realizadas diversas apresentações
que permitirão aos visitantes conhecer as últimas novidades de maneira
interativa.
O processamento de dados, a Internet das Coisas e
o aumento da conexão entre os produtos trarão um grande potencial de
desenvolvimento para as oficinas mecânicas, já que os recursos facilitam
administrar o cronograma dos agendamentos e as etapas de todo o trabalho. As informações
e o histórico de manutenção do veículo já estarão disponíveis antes mesmo dele
chegar à oficina, pois os sistemas trocarão automaticamente dados uns com os
outros e o mecânico poderá acessar, em tempo real, as principais informações do
fabricante.
Oficinas conectadas: Bosch Connected Repair
Durante a Automechanika 2016, a Bosch lançará o
software Connected Repair, que conecta todos os equipamentos Bosch já
disponíveis na oficina. Uma vez coletados, os dados do veículo também ficam
disponíveis para serem acessados em outros computadores e sistemas interligados
em rede.
Com isso, o mecânico terá acesso ao histórico
completo do veículo em diferentes estações de trabalho e a qualquer momento,
basta inserir a número da placa e/ou chassi no computador. Além disso, o
software utiliza uma identificação inovadora, que permite realizar testes
individuais para complementar os parâmetros específicos do veículo analisado.
Numa visita futura à oficina, estes dados são utilizados novamente para
facilitar os processos e evitar a duplicação desnecessária de trabalho.
Outro diferencial dessa solução Bosch é o uso de
um recurso de foto, que possibilita documentar a condição do veículo em um
protocolo padronizado e pronto para impressão, o que permite informar aos
clientes sobre as reparações necessárias de forma transparente.
Para um melhor desempenho do software, a Bosch
recomenda que o Connected Repair utilize um servidor independente, com isso as
informações sobre o veículo podem ser armazenadas em uma unidade central e
acessadas, se necessário, em estações de trabalho individuais.
Até o momento, os equipamentos que podem se
conectar com o Bosch Connected Repair são:
- Recicladora de ar-condicionado ACS 752
- Esitronic 2.0 / KTS 5xx workshop-software package
- Alinhadores de pneu FWA 9000 e FWA 4630
- Analisador de motor FSA 500
Até o fim de 2016, outros sistemas também estarão
conectados:
- Analisador de motor FSA 7xx
- Alinhador de farol HTD 815
- Analisadores de gases BEA 750 e BEA PC DE
Realidade aumentada: de olho na informação na hora
certa
Informações apresentadas por realidade aumentada é
a chave para um mundo tecnológico cada vez mais sofisticado e conectado. Está
cada vez mais difícil para a mecatrônica automotiva ter todo o conhecimento
necessário e aplicá-lo em conformidade nas tarefas do dia a dia. Ter a
possibilidade de acessar as informações mais atualizadas, no momento certo,
aumenta a compreensão do produto e economiza tempo dentro da oficina. Essas
ações se traduzem em qualidade nas reparações, melhor atendimento aos clientes
e menos tempo do veículo parado na oficina.
Apontando a câmera para o veículo, a informação
adicional pode ser integrada à imagem real usando um computador, tablet ou
óculos inteligentes. A informação pode chegar a partir de textos e instruções
explicativas, manuais ou diagramas, objetos tridimensionais, fotos ou vídeos.
Desta forma, mesmo componentes ocultos ou cabos podem ser exibidos - uma
característica tida como muito importante pelos mecatrônicos, com isso o tempo
necessário para executar tarefas de reparação mais sofisticados podem ser reduzidas
de 10% a 15%.
Com o objetivo de aumentar a eficiência, a Bosch
criou uma Plataforma de Realidade Aumentada Comum (CAP), que permite a
integração fácil e rápida de conteúdos digitais e visuais com a documentação
técnica. Este sistema multi-plataforma funciona de maneira independente a
partir de tecnologias de rastreamento e processamento específicos. A Bosch
estima que as primeiras oficinas estarão atuando com essas aplicações de
realidade aumentada já em 2018.
Durante o evento, os visitantes também terão a
oportunidade de conhecer as novas soluções telemáticas para pequenas e médias
empresas, disponíveis para os clientes das oficinas. As marcas Beissbarth,
Robinar, Sicam e OTC - todas do Grupo Bosch - também estarão apresentando suas
últimas novidades durante a Automechanika.
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