A Marcopolo participa do projeto do ônibus 100% elétrico
- Ônibus Elétrico Assistido por Energia Solar Fotovoltaica do Grupo de Pesquisa
Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC -
apresentado no 12º Salão Latino-americano de Veículos Elétricos, que acontece
até amanhã, 3 de setembro, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São
Paulo.
O projeto Ônibus Elétrico Assistido por Energia Solar
Fotovoltaica da UFSC conta com a parceria das empresas Eletra, Marcopolo,
Mercedes-Benz e WEG e envolve o conceito de “deslocamento produtivo” aliado a
um veículo de propulsão 100% elétrica e para o qual a geração de energia é
realizada por intermédio de módulos solares fotovoltaicos integrados. O ônibus
é o Marcopolo Novo Torino Low Entry, com plataforma Mercedes-Benz O500U
Elétrico, sistema de tração elétrica de tem 200 kW de potência, desenvolvido
pela WEG, e projeto de integração e tecnologia da Eletra.
Um dos grandes desafios do novo ônibus elétrico foi
conciliar as dimensões e pesos da tecnologia elétrica e otimizar o espaço para
passageiros. “A Marcopolo trabalhou muito e conseguiu desenvolver uma
carroceria que proporcionasse mais espaço, conforto e segurança para os
usuários em relação a qualquer outro modelo, respeitando os limites de PBT.
Estamos preparados para iniciar a produção em série imediatamente em nossa
fábrica em Caxias do Sul”, explica Paulo Corso, diretor de operações comerciais
e marketing da Marcopolo.
De acordo com a UFSC, no conceito de deslocamento produtivo,
os usuários do ônibus são transportados em um ambiente extremamente seguro e
confortável, com poltronas estofadas, Wi-Fi e sistema de ar-condicionado. O
projeto, coordenado pelo Prof. Ricardo Rüther, da UFSC, foi financiado pelo
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e conta com a parceria das
empresas WEG, Marcopolo, Mercedes-Benz e Eletra.
O ônibus tem comprimento total de 12.710 mm, capacidade
para 37 passageiros sentados, rampa de acesso para portadores de necessidades
especiais, sistema de ar-condicionado e pontos USB. O motor elétrico WEG
Trifásico 250 L com 200/400 kW de potência tem autonomia de até 200
quilômetros, com quatro recargas de seis minutos. O projeto de integração e
tecnologia desenvolvido pela Eletra possui baterias de tração tipo Ions de
Lítio (Energia de 128 kWh com oito “Packs” e tempo de recarga de 2,5 h com
carregador lento e 0,5 h com carregador rápido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário