domingo, 4 de setembro de 2016

MARCOPOLO PARTICIPA DO PROJETO DE ÔNIBUS URBANO 100% ELÉTRICO

A Marcopolo participa do projeto do ônibus 100% elétrico - Ônibus Elétrico Assistido por Energia Solar Fotovoltaica do Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC - apresentado no 12º Salão Latino-americano de Veículos Elétricos, que acontece até amanhã, 3 de setembro, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo.

O projeto Ônibus Elétrico Assistido por Energia Solar Fotovoltaica da UFSC conta com a parceria das empresas Eletra, Marcopolo, Mercedes-Benz e WEG e envolve o conceito de “deslocamento produtivo” aliado a um veículo de propulsão 100% elétrica e para o qual a geração de energia é realizada por intermédio de módulos solares fotovoltaicos integrados. O ônibus é o Marcopolo Novo Torino Low Entry, com plataforma Mercedes-Benz O500U Elétrico, sistema de tração elétrica de tem 200 kW de potência, desenvolvido pela WEG, e  projeto de integração e tecnologia da Eletra.

Um dos grandes desafios do novo ônibus elétrico foi conciliar as dimensões e pesos da tecnologia elétrica e otimizar o espaço para passageiros. “A Marcopolo trabalhou muito e conseguiu desenvolver uma carroceria que proporcionasse mais espaço, conforto e segurança para os usuários em relação a qualquer outro modelo, respeitando os limites de PBT. Estamos preparados para iniciar a produção em série imediatamente em nossa fábrica em Caxias do Sul”, explica Paulo Corso, diretor de operações comerciais e marketing da Marcopolo.

De acordo com a UFSC, no conceito de deslocamento produtivo, os usuários do ônibus são transportados em um ambiente extremamente seguro e confortável, com poltronas estofadas, Wi-Fi e sistema de ar-condicionado. O projeto, coordenado pelo Prof. Ricardo Rüther, da UFSC, foi financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e conta com a parceria das empresas WEG, Marcopolo, Mercedes-Benz e Eletra.

O ônibus tem comprimento total de 12.710 mm, capacidade para 37 passageiros sentados, rampa de acesso para portadores de necessidades especiais, sistema de ar-condicionado e pontos USB. O motor elétrico WEG Trifásico 250 L com 200/400 kW de potência tem autonomia de até 200 quilômetros, com quatro recargas de seis minutos. O projeto de integração e tecnologia desenvolvido pela Eletra possui baterias de tração tipo Ions de Lítio (Energia de 128 kWh com oito “Packs” e tempo de recarga de 2,5 h com carregador lento e 0,5 h com carregador rápido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário