Novo recorde da MAN Latin
America: mais de cem mil motores MAN D08 já circulam nas estradas
latino-americanas, gerando ganhos operacionais nas frotas que compõem, desde
seu lançamento na linha 2012 da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Com a tecnologia
EGR, introduzida no mercado brasileiro pela MAN Latin America, o D08 já
conquistou seu espaço no mercado e comprovou o acerto de sua introdução no
portfólio da montadora.
“Estamos sempre em busca da melhor solução para a
operação de nosso cliente. O investimento para lançarmos nossa motorização
própria, com o MAN D08, trouxe diferenciais importantes para o mercado e o
recorde das 100 mil unidades em uma indústria acirrada como a dos últimos anos
vem para corroborar nossa decisão. Hoje é o cliente quem se beneficia dessa
nossa busca por custos reduzidos em sua operação”, destaca Roberto Cortes,
presidente e CEO da MAN Latin America.
O maior volume desses componentes se concentrou no
Brasil, mas também há vendas internacionais expressivas. Em mercados de
exportação, modelos de caminhões e ônibus com essa motorização chegam a
representar a maior fatia de comercializações da marca Volkswagen. É o caso de
Argentina, México e Equador. Os dois primeiros, juntamente com o Chile, são os
principais destinos internacionais do D08.
Os motores produzidos no Brasil também rodam em
países como Colômbia, Peru e Uruguai. No Brasil, o best-seller em caminhões
dotado dessa motorização é o Constellation 24.280. Em ônibus, o posto fica com
o Volksbus 17.230. Para exportação, os modelos são o Constellation 17.280 e o
Volksbus 15.190.
Equipando cerca de 45% do portfólio da Volkswagen
Caminhões e Ônibus, esses componentes carregam todo o know-how de uma unidade
de negócios da MAN focada exclusivamente no desenvolvimento de motores. A linha
de montagem do MAN D08 no Brasil ocupa 2.500 metros quadrados e tem capacidade
anual para montagem de até 45 mil motores por ano. Unidades também são
importadas da Alemanha, a fim de equipar veículos exclusivos para o mercado
mexicano.
Ao longo desses cinco anos desde seu lançamento no
mercado latino-americano, a robustez do motor se comprova no dia a dia da
operação. “A MAN Latin America se orgulha de ter vários clientes com caminhões
com MAN D08 que rodaram mais de 1 milhão de quilômetros sem intervenção. Ou
seja, nunca precisaram abrir o motor para retífica”, ressalta Cortes.
Vantagens do motor
MAN D08
Uma das principais vantagens do D08 é que o motor
não precisa ser abastecido com Arla 32 devido à sua tecnologia EGR de
tratamento dos gases. Além da redução no custo operacional, isso garante um
melhor aproveitamento do espaço no chassi, pois não há o tanque extra. O
sistema também não agrega peso significativo ao veículo e não interfere no
encarroçamento do veículo.
O motor já consagrado na América Latina tem
desempenho excelente, mesmo em baixas rotações. Em sua versão Euro 5, o MAN D08
está disponível em versões de quatro cilindros com potência de 190 ou 230 cv e
de seis cilindros para gerar 260 ou 280 cv, calibrados para garantir a
performance ideal para cada aplicação. Sua configuração garante uma série de
benefícios como baixo nível de ruído e consumo de combustível, maior intervalo
de manutenção e menor emissão de poluentes.
Tecnologia EGR,
exclusividade da MAN Latin America
O sistema EGR (sigla para o termo em inglês de
Recirculação de Gases de Exaustão) é oferecido com exclusividade pela MAN Latin
America no Brasil para caminhões e ônibus. A tecnologia utiliza o princípio de
reaproveitamento dos gases de exaustão através do controle eletrônico.
Uma pequena porcentagem dos gases é recirculada,
resfriada e então alimentada de volta para a câmara de combustão. Este processo
reduz a quantidade de óxido de nitrogênio nos gases de escape, devido à redução
da temperatura na câmara de combustão. Em adicional, a tecnologia incorpora um
catalisador de oxidação.
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