São dez anos
mudando destinos e levando uma nova esperança a comunidades Brasil afora! Essa
é a trajetória de sucesso do concurso “Volkswagen na Comunidade”, promovido
pela Fundação Volkswagen, que abriu o período de inscrições de
projetos sociais para sua 10ª edição. Para festejar sua primeira década, o
concurso criou uma categoria especial, aumentando para 12 o número de prêmios, que
totalizam R$ 480 mil (R$ 40 mil para cada entidade vencedora). Todos os
contemplados terão algo em comum: devem investir o valor recebido para colocar
em prática a ação social inscrita no concurso. As inscrições devem ser feitas
por meio do site: www.vwnacomunidade.com.br
Nesses nove anos de concurso “Volkswagen na Comunidade”, é emocionante ver como
os projetos sociais premiados transformaram vidas. Foram mais de 471 mil
pessoas beneficiadas, de todos os Estados brasileiros, por meio de 84 prêmios que
totalizam R$ 3,04 milhões. Essa quantia foi entregue a projetos sociais que
trabalham com as mais diversas temáticas: bebês prematuros receberam leite
materno doado, pessoas com e sem deficiência foram formadas para ingressar no
mercado de trabalho; crianças e adolescentes em risco social, resgatados pela
educação, cultura e esportes; dependentes químicos e pacientes de câncer,
amparados, entre muitas outras histórias.
Um dos
diferenciais do concurso “Volkswagen na Comunidade” é incentivar a
atuação social dos colaboradores da Volkswagen do Brasil/Volkswagen Serviços
Financeiros e MAN Latin America (fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e
MAN, com sede em Resende - RJ), pois eles são os padrinhos dos projetos
inscritos, ou seja, indicam ações sociais das quais participam voluntariamente
ou com as quais estão engajados. Só para ter uma ideia da forte atuação social
dentro das empresas, nesses nove anos,, 2.003 padrinhos indicaram nada menos do
que 4.350 projetos.
“O concurso ‘Volkswagen na Comunidade’ é um forte exemplo do impacto social da
Fundação Volkswagen para o País. O concurso chega à 10ª edição com uma
trajetória de sucesso: mais de 471 mil pessoas já foram beneficiadas pelos 84
prêmios, que totalizam R$ 3,04 milhões investidos em favor dos projetos sociais
vencedores. E queremos continuar proporcionando mudanças positivas, tanto para
as comunidades, como entre nosso público interno.
Dentro da empresa, o concurso
promove o engajamento social, pois os projetos são indicados por colaboradores
que já atuam voluntariamente ou que desejam iniciar um trabalho em prol da
sociedade”, afirma o Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do
Brasil e da Região SAM (Américas do Sul, Central e Caribe) e presidente do
Conselho de Curadores da Fundação Volkswagen, Nilton Junior.
E o engajamento
tem sido crescente, tanto que no ano passado, o concurso “Volkswagen na
Comunidade” teve recorde de inscrições: foram 790 projetos indicados, 11,7% a
mais do que na edição de 2015 (707).
Além do prêmio em dinheiro, o concurso oferece curso de Gestão de Projetos
Sociais às entidades vencedoras e também às finalistas. “O curso de Gestão de
Projetos Sociais é fundamental para que os dirigentes das entidades conduzam as
ações de forma sustentável. Eles aprendem a administrar seus recursos, captar
novos investimentos, estratégias de comunicação, entre outros temas. Tudo isso
para que tenham sucesso em seus trabalhos sociais a longo prazo”, diz a
diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.
Edição
especial terá 12 prêmios
Nesta 10ª edição, o concurso “Volkswagen na Comunidade” entregará um prêmio a
mais: serão 12 vencedores, totalizando R$ 480 mil. Cada entidade vencedora
recebe R$ 40 mil para investir no projeto social inscrito. A novidade é o
“Prêmio Edição Especial 10 Anos”, para a entidade que promoveu o maior impacto
social, entre todas que já venceram o concurso, da 1ª à 8ª edição.
Os outros prêmios já são tradicionais. Dez reconhecem projetos sociais inéditos
(sendo nove inscritos por colaboradores da Volkswagen do Brasil/Volkswagen
Serviços Financeiros e um por colaboradores da MAN Latin America). O 11º é o
“Prêmio de Sustentabilidade”, entregue à entidade já premiada no concurso
“Volkswagen na Comunidade 2016” e que melhor aplicou os recursos durante o ano.
Oficinas de
Elaboração de Projetos têm versão on-line inédita
A Fundação Volkswagen também oferece as “Oficinas de Elaboração de Projetos
Sociais”, que neste ano ganham versão on-line inédita no site
www.vwnacomunidade.com.br. As oficinas orientam como as entidades interessadas
em se inscrever no concurso “Volkswagen na Comunidade” devem preencher o
formulário de inscrição. Caso a entidade não tenha um padrinho, a Fundação
Volkswagen lhe apresentará algum colaborador, do seu banco de interessados em
apoiar um trabalho social. As oficinas também terão versões presencias nos
arredores de unidades da Volkswagen do Brasil. Com 37 anos, a Fundação
Volkswagen é responsável pelos investimentos sociais da Volkswagen do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário