Seis anos após sua criação, o Instituto Renault alcançou a emblemática
marca de 500 mil vidas impactadas pelas ações socioambientais que desenvolve em
três eixos: Educação para Segurança no Trânsito, Capital Humano e Meio
Ambiente. As ações, que, desde o ano passado, podem também ser acompanhadas
pelo portal www.institutorenault.com.br, têm mantido crescimento constante ao longo dos
anos e ganharam ainda mais força em 2016 com a reformulação do programa Renault
Experience, além da projeção nacional e internacional da Associação Borda Viva
e de ações permanentes e itinerantes do programa “O Trânsito e Eu”.
Os resultados alcançados pelo Instituto foram
discutidos na última sexta-feira (03), em evento realizado em São Paulo, na
Maison Renault, sede do projeto Captur Experience, que marca o lançamento do
novo SUV da marca.
“O foco da ação do Instituto Renault em três eixos
de atuação bem definidos nos permitiu alcançar resultados expressivos em todos
os programas que executamos e nos projetos que apoiamos. Conseguimos, assim,
mostrar que, mais do que apenas fabricar carros, estamos atingindo nosso
objetivo de exercer um papel de transformação na sociedade”, afirma Caique
Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da
marca.
Educação para segurança no Trânsito
Dois novos municípios passaram a fazer parte do
mapa permanente de atuação do programa “O Trânsito e Eu” em 2016. O Instituto,
com seus parceiros locais, inaugurou minicidades em Maringá (PR) e em Santa
Barbara D’Oeste (SP). Atualmente, outras cinco cidades contam com a estrutura,
que realiza ações educacionais periódicas com alunos da rede pública municipal:
São Bernardo do Campo e Itu (SP), Pelotas (RS), Curitiba e São José dos Pinhais
(PR). Nesses locais, o projeto já alcançou quase 50 mil pessoas e formou, como
educadores de segurança no trânsito, cerca de 1.400 professores de 382 escolas.
Além das inaugurações, em 2016 também foram
realizadas oito ações itinerantes do “O Trânsito e Eu” em eventos, como a
ExpoIngá e o Salão do Automóvel de São Paulo, além de shoppings de cidades como
Sorocaba, São José do Rio Preto e Curitiba, e dois dos principais parques de
São Paulo: Ibirapuera e Villa-Lobos.
Também no mesmo eixo, o Instituto realizou a
quarta edição do Open Fórum – Trânsito e Transformação, em Curitiba, reunindo
especialistas para falar sobre alguns dos principais temas da mobilidade nas
ruas e cidades brasileiras. O Open Fórum também teve uma edição realizada no
Salão do Automóvel de São Paulo.
Por fim, o Instituto Renault realizou duas edições
do curso de Direção Segura, em Campinas: uma para a imprensa e outra para
mulheres. A iniciativa integrou as ações de apoio ao movimento Maio Amarelo, de
mobilização para um trânsito mais seguro.
Capital Humano
No eixo Capital Humano, o Instituto Renault
reformulou seu tradicional programa educacional Renault Experience. Agora
totalmente on-line, o programa estimula jovens a transformar ideias inovadoras
em realidade, nos campos da mobilidade em conectividade, por meio do modelo de
Startup. Com a transformação, o Renault Experience 2.0 atingiu a marca de 450 projetos
inscritos (aumento de 90% ante 2015), com o envolvimento de 1.500 alunos
(+275%), de 82 instituições de ensino de 12 estados brasileiros. O programa
atualmente está em sua terceira etapa, chamada Business Lab, com 30 projetos
selecionados.
No mesmo eixo, o Instituto deu continuidade às
ações realizadas em parceria com a Associação Borda Viva. Um dos destaques foi
o início das vendas de bolsas e acessórios do projeto Casa de Costura no
L’Atelier Renault, localizado na avenida des Champs-Élysées, em Paris. Além
disso, em dezembro, as concessionárias Renault Fórmula Parque e Globo (Água
Verde), de Curitiba, também começaram a expor e comercializar os produtos,
garantindo ainda mais visibilidade para o projeto. Com o mesmo intuito, em 2016
a Associação Borda Viva também participou de vários eventos da Renault para
colaboradores, imprensa e público em geral, como duas edições do Bazar Francês,
realizado em São Paulo. O resultado das ações se refletiu no aumento de
praticamente 300% no faturamento da associação com a venda de itens como
bolsas, nécessaires, carteiras etc.
Meio Ambiente
Em 2016, o Complexo Ayrton Senna, onde a Renault
fabrica veículos de passeio, comerciais leves e motores, alcançou uma
importante marca para o meio ambiente: a reciclagem de 100% dos resíduos
gerados no processo de produção. O complexo industrial instalado em São José
dos Pinhais (PR) tornou-se uma das únicas seis unidades da Renault no mundo – a
primeira fora da Europa – a atingir tal feito e a única de fabricação mista a ser
“aterro zero”.
Em termos numéricos, a conquista da Renault também
impressiona. Ao final do último ano, a empresa contabilizou, como consequência
de sua política ambiental, uma economia superior a R$ 1,3 milhão, além da
reutilização de mais de 420 toneladas de embalagens, e da queda de 20% do
índice de geração de resíduos por veículo fabricado.
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