Como parte de seu compromisso de criar um futuro de zero
emissão e zero fatalidade para mobilidade, a Nissan apresentou oficialmente ao
público a nova geração de protótipos de veículos de passeio autônomo, que
trafegaram pelas vias públicas da parte leste de Londres.
É a primeira vez que a Nissan demonstra sua tecnologia de
carro autônomo em ruas da Europa. A Nissan já realizou testes em rodovias
públicas no Japão e nos Estados Unidos para entender como aplicar a tecnologia
autônomo em veículos de modo fácil nas situações cotidianas da vida real.
Os ocupantes dos bancos de passageiros e traseiros do
veículo autônomo tiveram a oportunidade de experimentar a tecnologia, que
consiste em radares de ondas milimétricas, scanners a laser, câmeras, chips de
computador de alta velocidade e uma interface HMI (Human
Machine Interface) especializada – apenas para citar alguns. Tudo
isso permite que o veículo opere de forma autônoma em rodovias e estradas
urbanas da cidade, uma vez que os pontos de destino são inseridos no sistema de
navegação.
"A inovação e a engenhosidade estão no coração da
marca Nissan e de sua equipe. Este teste da próxima tecnologia autônoma da
Nissan nas condições exigentes das ruas de Londres sublinha o nosso compromisso
de entregar nossa visão de Mobilidade Inteligente aos nossos clientes",
disse Takao Asami, Vice-Presidente sênior de Pesquisa e Engenharia Avançada da
Nissan.
O teste de Londres segue os recentes anúncios de que
tanto o crossover Qashqai como a próxima geração do Nissan LEAF estarão mais
próximos do futuro, pois os dois modelos serão equipados com a tecnologia
autônoma ProPILOT para permitir uma condução autônoma de mão única em estradas.
Enquanto isso, no ano passado no Japão, a Nissan lançou a van Serena, seu
primeiro modelo a ser equipado com a ProPilot. Em dezembro, esta tecnologia
ajudou à Serena a ganha o prêmio "Carro do Ano 2016-2017" da
Conferência de Jornalistas e Pesquisadores Automotivos do Japao (RJC).
Há planos para que a tecnologia seja introduzida nos
mercados dos EUA e da China. Uma rodovia com tecnologia de condução autônoma
permitirá ao veículo a mudança automática de faixa, sistema que está previsto
para 2018, enquanto a condução autônoma em estradas urbanas e em cruzamentos
tem lançamento esperado para 2020.
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