Ainda mais diferenciados, esportivos e rápidos: os novos
componentes da Audi Sport levam controle dinâmico a um nível totalmente novo
para o Audi R8 e o Audi TT. A linha modernizada estará disponível nas
concessionárias européias neste último trimestre e inclui diversas peças.
“Com o Audi Sport Performance Parts estamos explorando um
novo segmento de negócios”, disse Stephan Winkelmann, diretor Administrativo da
Audi Sport GmbH. “Nossa experiência, acumulada durante anos de fabricação de
carros esportivos, é incorporada a cada componente que oferecemos, além da expertise
obtida em competições automobilísticas, que ainda é a melhor forma de teste
para produção em larga escala”, completa.
A linha de produtos estará disponível inicialmente na
Alemanha e em outros mercados apenas para os atuais modelos R8 e TT (TT, TTS).
As séries de modelos adicionais serão lançadas gradualmente.
O Audi Sport Performance Parts cobre quatro partes dos
automóveis atualmente: suspensão, sistema de escapamento, exterior e interior.
Para suspensão, a linha inclui pastilhas de freio esportivas, que são mais
potentes e menos suscetíveis a desgaste do que as pastilhas de freio padrão.
Elas estão disponíveis para discos de aço e para os freios cerâmicos opcionais.
Suas placas de suporte são pintadas de vermelho fluorescente e são feitas de
titânio ultraleve no R8, tornando esse modelo em geral 1 Kg mais leve.
Discos de freio frontais de aço com vários parafusos de
montagem estão disponíveis para o Audi TT RS. Vários kits para refrigeração dos
freios podem ser obtidos para os modelos Audi TT, TTS e TT RS. Eles ajudam o
modelo compacto a alcançar um desempenho de frenagem ainda melhor.
Uma suspensão com molas helicoidais de duas ou três vias
está disponível para os modelos Audi TT e para ambas as versões do Audi R8. As
rodas negras, totalmente polidas e de 20 polegadas, disponíveis para todos os
modelos R8 e TT, também vêm das competições automobilísticas. Elas reduzem o
peso em até 7,2 Kg no Audi TT e em até 8 Kg no R8. Os pneus vêm nos tamanhos
245/30 R20 (R8, frontais) e 305/30 R20 (R8, traseiros); os pneus 255/30 R20 são
instalados em todas as quatro rodas no TT. Para os cupês com tração quattro, a
linha modernizada inclui uma barra de reforço com travessas no eixo traseiro.
Isso melhora a rigidez e torna a condução ainda mais precisa. Os proprietários
do TT RS também poderão aumentar a velocidade máxima dos carros para 280 km/h.
A Akrapovic d.d., fornecedora especializada do sistema de
escapamentos, projetou um silenciador sonoro e ultraleve feito de titânio,
incluindo guarnições especificamente para o TTS e o TT RS.
As ofertas mais significativas do Audi Sport Performance
Parts são os Aero kits, que foram desenvolvidos no túnel de vento da Audi. Para
o R8 e TT eles acrescentam realces evidentes nas entradas de ar frontais, nas
soleiras laterais e no difusor. Também melhoram substancialmente o downforce:
no R8, a força descendente é de 250 kg a 330 km/h, um aumento de mais de 100
kg. O efeito a 150 km/h é ainda
mais pronunciado – a força descendente é dobrada a essa velocidade para 52 kg
graças ao Aero kit. Também há um separador e defletores de ar na parte frontal,
assim como uma ampla asa traseira fixa. Um capô do motor com uma larga saída de
ar também está disponível para o Audi TT. Todos os componentes são feitos de
polímero reforçado com fibras de carbono (CFRP) para o R8; já para o TT eles
são feitos de CFRP e plástico. Todos eles trazem o logo da Audi Sport.
Os componentes para o interior dão o toque final à linha.
Um volante de contornos esportivos com controles multifuncionais está
disponível para o R8 e para o TT; revestido em Alcântara e incluindo um relógio
vermelho. Alavancas de mudança de marcha feitas de CFRP estão disponíveis
para os modelos equipados com o sistema S tronic de sete velocidades. A Audi
Sport desenvolveu uma barra de suporte transversal especificamente para o TT –
também feita de CFRP. Ela substitui os assentos traseiros, reduz o peso em
cerca de 20 kg e incrementa a rigidez de torsão. A barra de suporte melhora a
condução particularmente ao fazer curvas em altas velocidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário