A Jaguar acaba
de anunciar a apresentação do novo XJR575, versão totalmente focada no alto
desempenho do sedã mais luxuoso de sua linha de veículos. Para
apresentação do novo modelo, a marca britânica promoveu a “entrevista mais
rápida do mundo”, entre a piloto .profissional e jornalista automotiva Amanda
Stretton e o diretor de design da Jaguar Wayne Burgess, a bordo de uma unidade
do modelo acima dos 290 km/h.
O XJR 575 é
equipado com motor V8 Supercharged recalibrado para desenvolver impressionantes
575 cv de potência e 700 Nm de torque, perfeito para acelerações rápidas e um
excelente desempenho em pista. Com esse propulsor, o veículo é capaz de sair da
imobilidade e atingir os 100 km/h em apenas 4,4 segundos e atingir os 300 km/h
de velocidade máxima, marcas digna de um superesportivo de dois lugares, mas
feita com um sedã grande que transporta até cinco adultos confortavelmente.
Mais do que
rápido e luxuoso, o modelo também oferece o que existe de mais atual dentro dos
sistemas de tecnologias e de segurança da Jaguar.
O XJR575 estara
disponível nas versões standard e longwheelbase – com distância entre-eixos
extendida – e os clientes também poderão escolher entre duas cores de
carroceria totalmente personalizadas: Azul Velocity ou Cinza Satin Corrys,
desenvolvidas por meio de uma parceria entre a Oxford Road e a Divisão de
Veículos Especiais da Jaguar Land Rover (SVO).
Por fora, o
modelo conta com detalhes feitos sob medida como, aerofólio traseiro, saias
laterais, pára-choque dianteiro personalizado com entradas de ar mais baixas e
acabamento em preto. As duas fendas paralelas no capô para a entrada de ar
também são exclusivas nesta versão, assim como as rodas de aro 20 com
acabamento escuro, contrastando com as pinças de freio pintadas em vermelho.
Se por fora o
modelo tem um apelo bastante esportivo, por dentro esse aspecto fica ainda mais
evidente com soleiras em alto relevo personalizadas para a versão, assim como
as costuras dos bancos em couro, que fazem menção aos seus 575 cv de potência.
A alta
tecnologia é garantida, por exemplo pelo sistema de conectividade Wi-Fi via 4G
que comporta até oito dispositivos diferentes conectados de forma simultânea.
Mais que isso, o XJR575 conta com um atualizado sistema de entretenimento
totalmente comandado por uma tela central de 10 polegadas sensível ao toque.
Por ela, da
mesma maneira que em seus smartphones, os clientes podem navegar por recursos
de navegação via satélite, além de criar páginas iniciais customizadas ao seu
gosto, com ícones de atalho para seus aplicativos favoritos.
O XJR575 também
conta com os mais avançados sistemas inteligentes de segurança disponíveis pela
Jaguar, incluindo sensores de detecção de tráfego intenso, que funciona de
forma a aletrar o motorista quando o trânsito à frente está parado,
especialmente em situações de baixa visibilidade.
Ideal em
situações de distração por parte do motorista ou ambientes de pouca
visibilidade, o sistema de de monitoramento de condução dentro da faixa de
rolagem (Line Keep Assist) avisa o motorista por meio de vibrações no
volante quando o veículo está mudando de faixa sem a intenção do motorista. Ele
também é capaz de manter o veículo na mesma linha automaticamente.
Outra tecnologia
que merece destaque é o sistema autônomo de frenagem de emergência (AEB) que
utiliza uma câmera stereo para monitorar as mais diversas situações de tráfego
à frente do veículo e, em caso de emergência, consegue de forma automática
frear o veículo totalmente (caso ele esteja a, no máximo, 60km/h) para evitar
um acidente.
Ficha
Técnica
|
XJ 5.0
Supercharged gasolina 575cv Tração Traseira
|
XJ 5.0 Supercharged gasolina 575cv Tração
Traseira Long Wheelbase
|
|
Motor e Transmissão
|
|
||
Capacidade em cc
|
5,000
|
||
Cilindros
|
V8 Supercharged
|
||
Válvulas por cilindro
|
4; DOHC, com
temporização variável da câmara de entrada e de escape
|
||
Taxa de compressão
|
9.6:1
|
||
Injeção de combustível
|
Injeção direta a 150bar
|
||
Sistema de sobrealimentação
|
Duplo-Vortex Supercharger
|
||
Potência cv
|
575 @ 6,250-6,500rpm
|
||
Torque Nm
|
700 @ 3,500-4,500rpm
|
||
Transmissão
|
Automática ZF
8HP70 de oito velocidades
|
||
Relação de marchas (:1)
|
|
||
1ª
|
4.714
|
||
2ª
|
3.143
|
||
3 ª
|
2.106
|
||
4 ª
|
1.667
|
||
5 ª
|
1.285
|
||
6 ª
|
1.000
|
||
7 ª
|
0.839
|
||
8 ª
|
0.667
|
||
Marcha a ré
|
3.317
|
||
Final drive
|
2.56
|
||
Chassi
|
|
||
Suspensão dianteira
|
Double wishbone
|
||
Suspensão traseira
|
Double wishbone
|
||
Direção
|
Eletromecânica
|
||
Dimensões
|
|
||
Comprimenro (mm)
|
5,130
|
5,255
|
|
Largura
com/sem espelhos retrovidores (mm)
|
2,105/ 1,899
|
2,105/ 1,899
|
|
Altura (mm)
|
1,460
|
1,460
|
|
Distância entre-eixos (mm)
|
3,032
|
3,157
|
|
Peso (kg)
|
A partir de 1,875
|
A partir de 1,885
|
|
Capacidade do
tanque de combustível l
|
80
|
80
|
|
Desempenho
|
|
||
0-100km/h (seg)
|
4,4
|
||
Velocidade maxima (km/h)
|
300
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário