Estacionar um carro
manualmente é coisa do passado. No estacionamento do Museu da Mercedes Benz, em
Stuttgart, a Bosch e a Daimler transformaram o estacionamento autônomo em
realidade: através de um comando pelo smartphone, os motoristas agora podem
estacionar o carro na vaga escolhida sem precisar controlar as manobras de
dentro veículo - e este é mais um marco importante na busca pela direção
autônoma.
O projeto piloto no Museu da Mercedes Benz é a primeira
solução mundial de infraestrutura baseada para estacionamento totalmente
automatizado, seja ele com ou sem motoristas ao volante. A partir de 2018, os
visitantes do museu poderão experimentar este conveniente serviço e verificar
quanto tempo é possível economizar quando não é preciso procurar uma vaga para
estacionar.
"A direção autônoma estará disponível mais rápido do que
muitos imaginam. O sistema de estacionamento autônomo no museu demonstra o
quanto a tecnologia já está avançada", afirma o Dr. Michael Hafner, chefe
de desenvolvimento de direção autônoma e segurança ativa da Mercedes-Benz. "O
uso da infraestrutura inteligente de estacionamento e a conectividade dos
veículos nos permitiu fazer o estacionamento totalmente autônomo uma realidade
muito antes do esperado", ressalta Gerhard Steiger, presidente da divisão
de Sistema de Chassis da Bosch.
Como um passe de mágica: estacionando e saindo
automaticamente
Por meio de um aplicativo para smartphone, qualquer pessoa
poderá reservar um carro. A experiência começa a partir do momento em que o
veículo se desloca sozinho até o ponto de encontro. A devolução do carro também
é simples: o cliente deixa o veículo em uma área determinada da garagem e
confirma o ato pelo aplicativo do celular. Uma vez que o sistema inteligente de
estacionamento identifica o veículo, o carro dá partida automaticamente e se desloca
para a vaga designada.
O serviço de estacionamento autônomo foi possível graças à
infraestrutura de estacionamento inteligente oferecida pela Bosch que atuou
conjunto com a tecnologia automotiva da Mercedes-Benz. Os sensores instalados
na garagem monitoram o corredor e seus arredores enquanto o veículo é guiado,
dessa forma o carro converte os comandos com total segurança durante as
manobras. Os sensores para a infraestrutura do estacionamento e a tecnologia de
comunicação são fornecidas pela Bosch, enquanto a Daimler disponibilizou o
estacionamento do museu e os veículos-piloto. Em conjunto com a Bosch, a
empresa definirá a interface da infraestrutura e do veículo e fará as
modificações necessárias no software e no sensor.
Primeira aprovação mundial de estacionamento autônomo.
O lançamento será seguido por uma fase intensiva de testes.
Desde o início, o projeto foi supervisionado por agências locais - autoridade
administrativa regional de Sttutgart e o Ministério de Transportes do estado de
Baden-Württemberg - além de especialistas da TÜV Rheinland, uma empresa líder
em serviços na área de certificação, inspeção, treinamentos e gerenciamento de
projetos. O objetivo dessa ação é avaliar a segurança operacional da tecnologia
automotiva e do estacionamento autônomo. As autoridades regulatórias deverão
emitir a aprovação final antes que o estacionamento autônomo esteja disponível
para os clientes - a ideia é que os visitantes utilizarem a funcionalidade pela
primeira vez já no início de 2018.
Com isso, a Bosch e a Mercedes-Benz ampliarão o conhecimento
de como os usuários lidam com o estacionamento autônomo. O projeto-piloto
abrirá ainda caminho para automatização de outros estacionamentos que poderão
ser adaptados para a implementação do sistema. Já para os operadores, a
tecnologia representará um uso mais eficiente dos locais disponíveis, visto que
será possível acomodar até 20% mais veículos.
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