O Ginga sobrou na raia para vencer pela quarta vez a
Semana de Vela de Ilhabela (SVI) na classe HPE 25. A tripulação do comandante
Breno Chvaicer assumiu a liderança no segundo dia de regatas e dominou o
campeonato com a expressiva marca de cinco vitórias em dez regatas. Os barcos
Fit to Fly e Bond Girl completaram o pódio da mais numerosa entre as classes
one design, com uma flotilha de 21 barcos.
“Apesar das cinco vitórias, as regatas foram muito
difíceis, disputadas e técnicas devido ao nível elevado dos adversários. O
vento e o clima colaboraram com o evento, o que aumentou o prazer de velejar na
HPE 25 aqui na ilha”, comemorou Chvaicer, que a partir de agosto volta à raia
para defender a liderança da temporada na Copa Suzuki, o Circuito Ilhabela de
Vela Oceânica.
Com três vitórias em três regatas no segundo dia da
competição, o Ginga se tornou o barco a ser batido, impondo ritmo agressivo
sobre os adversários, o que inclusive lhe rendeu duas penalidades, porém, sem
interferir no desempenho. A tripulação mostrou entrosamento e competência,
principalmente nas ultrapassagens realizadas nas pernas de vento em popa. Os
títulos anteriores foram conquistados em 2013/14/16.
O proeiro do Ginga, Gabriel Silva, natural de Ilhabela,
atribui aos treinos mais recentes a hegemonia do barco na SVI. “Treinamos
intensamente entre o Campeonato Brasileiro e a Semana de Vela, mas valeu o
esforço. Agora estamos colhendo os frutos”. A tripulação ficou em quarto lugar
no Brasileiro disputado há um mês também em Ilhabela. O título ficou com o
Phoenix. O Ginga tem dois tíitulos nacionais.
Na disputa pela segunda colocação, a briga foi acirrada
entre Bond Girl e Fit to Fly, que garantiu o vice-campeonato por vantagem de
apenas quatro pontos. “Estou contente porque conseguimos acertar o barco, que
parece ter ressuscitado depois que trocamos a vela. O Ginga passeou enquanto os
demais barcos velejaram. Vamos dar mais trabalho nos próximos campeonatos”,
avisou o timoneiro do Bond Girl, Rique Wanderley. O Fit to Fly teve no leme o
velejador olímpico Henrique Hadad, o Gigante, representante brasileiro da
classe 470 nos Jogos do Rio 2016.
Classe HPE 30 no desempate –
Após 11 regatas, Phoenix e Neptunus terminaram a Semana de Vela de Ilhabela
empatados com 17 pontos perdidos. A tripulação argentina do Phoenix levou o
título no critério do número de vitórias sobre a equipe de André Mirsky (5 a
4). “Esta é minha quarta vez em Ilhabela. Corri as outras três no Mad Max, de
Buenos Aires. Saímos da Argentina com quatro graus de temperatura. Aqui (Yacht
Club de Ilhabela) está maravilhoso: o clima, a recepção, a canoa de cerveja
...”, declarou o comandante Julián Somodi, do Phoenix.
A tripulação argentina contou ainda com a experiência de
Nacho Giammora, com participação em 14 edições da Semana de Vela de Ilhabela e
um dos principais velejadores de oceano do país vizinho. The Punisher
(Gualberto Naldi) conquistou a terceira colocação. Carioca Júnior (Roberto
Martins) e Manga Wiki (Cláudio Kunze) completaram a flotilha da classe HPE 30.
Classificação da HPE 25 após
dez regatas (um descarte)
1 – Ginga (Breno Chvaicer) – 18 pontos perdidos
2 – Fit to Fly (Henrique Hadad) – 33 pp
3 – Bond Girl (Rique Wanderley) – 37 pp
4 – Conquest (Marco Hidalgo) – 54 pp
5 – Dom (pedro Lodovici) – 57 pp
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