No ano em que completa 60 anos de Brasil, a Scania continua sua
curva de ascensão no mercado de veículos comerciais. No primeiro semestre, no
acumulado de janeiro a junho, a empresa vendeu 2.524 produtos, entre caminhões
e ônibus. Em todas as categorias em que atua – caminhões semipesados e pesados,
e ônibus urbanos e rodoviários – houve alta de vendas e de participação de
mercado.
O caminhão R 440 se manteve na
liderança da faixa de pesados. Segundo o ranking da Federação Nacional da
Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram emplacadas, de janeiro
a junho deste ano, 1.043 unidades. O modelo foi o campeão de 2016 da lista da
entidade, na mesma categoria.
“Num momento de forte queda do
mercado, continuamos crescendo. Faz a diferença a estratégia de foco no varejo,
regionalizar o trabalho da equipe e conquistar novos clientes. O segredo da
marca é oferecer os produtos com o menor custo por quilômetro rodado e de maior
economia de combustível”, afirma Roberto Barral, diretor-geral da Scania no
Brasil. “Especificadamente, nos caminhões os grandes frotistas estão, aos
poucos, voltando a comprar e temos uma posição fortalecida entre eles. Nos
ônibus, estamos nos destacando no segmento de chassis rodoviários.”
Quatro caminhões dentre os 10
mais procurados
O ranking da Fenabrave, dos 10
veículos pesados mais emplacados, além do líder R 440 (13,7% de participação),
ainda conta com mais três Scania: P 310 ( 290 unidades), G 440 (280), e R 480
(215). A marca permanece como única a ter quatro caminhões entre os 10 mais
desejados.
De janeiro a junho, a Scania
vendeu 2.275 unidades na faixa em que atua, acima de 16 toneladas, que abrange
os caminhões semipesados e pesados. Um crescimento de 9,6% em comparação ao
mesmo período de 2016 (2.076 unidades), num mercado que caiu 13,4%. A participação
subiu de 13,7% para 17,4% (a maior crescente dentre os concorrentes). No
segmento dos pesados, a marca vendeu 1.909 unidades. Alta de 8,2% em relação
aos 1.764 modelos comercializados de janeiro a junho do ano passado. Enquanto
que o mercado caiu 4,2%. A participação passou de 22,3% para 25,2% (maior
evolução entre os competidores). Nos semipesados, as 366 unidades propiciaram
um acréscimo de 17,3%, no comparativo com os 312 veículos de 2016, e
foram na contramão da queda de 23,4% da categoria. A participação foi
ampliada de 4,3% para 6,6%.
Nos ônibus, relevância nos
rodoviários
A Scania fechou o acumulado de
janeiro a junho com 84% de acréscimo de vendas no mercado em que atua, acima de
8 toneladas. Foram negociados 249 chassis. Já em 2016, no mesmo período, o
montante chegou a 135. Enquanto que o setor caiu 16,8%. Nos rodoviários, os 204
chassis (132 em 2016) renderam uma alta de 54,5% e a vice-liderança da
categoria. O mercado regrediu 17,4%. A participação da marca subiu de 16,2%
para 30,3% (maior aumento dentre os concorrentes).
Nos urbanos, a Scania também
registrou aumento de vendas e de participação de mercado. Neste primeiro
semestre, já foram vendidos 45 chassis. “Estamos colhendo ótimos frutos em todo
o país nos dois segmentos de ônibus, tanto nos rodoviários quanto nos urbanos.
A confiabilidade e a economia dos nossos produtos vêm fazendo a diferença”,
conclui Barral.
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