A Eletra, principal fabricante brasileiro de tecnologias
de tração elétrica e híbrida para ônibus, prevê, até 2020, a significativa
evolução do transporte coletivo na capital paulista, com a adoção de
tecnologias de propulsão mais limpas e sustentáveis, consequente redução de emissões
e a elevação em sua utilização por parte da população.
A perspectiva da empresa baseia-se na divulgação do Novo
Plano de Metas da Prefeitura de São Paulo, que determina, até 2020, a
implantação de 72 quilômetros de corredores de ônibus e de quatro mil novos
veículos, além de definir índices para diminuição de poluição para a frota da
capital paulista, com 15% menos de CO2, o equivalente a 156.649 toneladas a
menos na atmosfera, e redução de 50% nas emissões de materiais particulados e
de 40% de NOx.
De acordo com Iêda Maria Alves Oliveira, da Eletra, as
novas metas vão incentivar os operadores a buscar em suas frotas de veículos
elétricos ou híbridos para atender aos índices menores de emissões, o que
colaborará para o crescimento da frota com essas tecnologias.
O novo plano da Prefeitura de São Paulo propõe a
aquisição de quatro mil novos ônibus, que toda a frota, com cerca de 14 mil
unidades, deve ser composta por veículos acessíveis e que sejam
oferecidos 50 mil lugares a mais no período de pico da manhã. Também exigirá
que, pelo menos seis mil unidades sejam equipadas com sistema de
ar-condicionado, tomadas USB e Wi-Fi.
Segundo Iêda Alves Oliveira, os benefícios e vantagens da
mobilidade elétrica e híbrida para o meio-ambiente e preservação ambiental
poderão ser sentidos imediatamente com a utilização de tecnologias como o Dual
Bus, ônibus elétrico de conceito inédito desenvolvido pioneiramente no Brasil.
Veículos como o Dual Bus, não somente proporcionam benefícios imediatos na
redução de emissões e poluição, mas também colaboram diretamente na mobilidade
urbana. “Não podemos separar redução da poluição ambiental e mobilidade urbana.
Além da adoção imediata de tecnologias sustentáveis e não-poluentes nos
veículos, precisamos dar prioridade para o transporte coletivo e assim reduzir
os congestionamentos e melhorar o trânsito urbano”, destaca
O Dual Bus já está em operação no Corredor ABD de São
Paulo, operado pela Metra Transportes. A grande novidade tecnológica do veículo
é o seu sistema padronizado de tração elétrica, que pode ser alimentado por
várias fontes de energia e circular em duas configurações diferentes: híbrido
ou trólebus e híbrido ou elétrico puro. “O Dual Bus não é apenas um híbrido ou
um elétrico puro, oferece as duas tecnologias no mesmo veículo”, revela Iêda
Alves Oliveira.
O Dual Bus é tracionado apenas pelo motor elétrico e a
energia para mover esse motor pode vir do banco de baterias, de um motor
gerador ou da rede elétrica aérea Troleybus). O modelo híbrido traz ainda a
vantagem de reduzir significativamente a emissão de poluentes e pode chegar a
zero na operação com o motor-gerador desligado. O consumo de combustível na
versão hibrida tem redução de 28%. E como elétrico puro ou trólebus, além de
emissão ZERO, consome 33% menos energia, pela eficiência na frenagem
regenerativa.
O modelo Dual Bus de 23 metros de comprimento, tem
capacidade de transportar 153 passageiros e não demanda investimentos em
infraestrutura de recarga para as baterias, pois quando está operando como
híbrido ou elétrico, as baterias também são recarregadas nas frenagens por meio
de um sistema conhecido como Kers, sigla em inglês para sistema de recuperação
de energia cinética. Quando o freio é acionado, o motor elétrico vira um
gerador e a energia que seria desperdiçada na frenagem é reaproveitada e
armazenada no banco de baterias.
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