Entenda como a estratégia
modular MQB vai criar uma Nova Volkswagen no Brasil
Uma nova era na produção de veículos está sendo iniciada na Fábrica Anchieta,
localizada em São Bernardo do Campo (SP), para modelos compactos da Volkswagen
do Brasil.
O conceito MQB, mais moderno sistema para desenvolvimento
e produção de veículos no mundo vai criar um novo patamar de categoria para os
veículos compactos produzidos pela marca. A transformação é tão grande que
podemos declarar que surge a Nova Volkswagen do Brasil.
Essa base vai dar origem inicialmente a quatro modelos
completamente novos, que serão comercializados no mercado latino-americano nos
próximos anos.
Entre eles, o Novo Polo – que será lançado no último
trimestre de 2017, e o Virtus – chega no início de 2018, um sedã desenvolvido
com foco no mercado brasileiro e que também será produzido na Fábrica
Anchieta.
Para marcar o início dessa nova fase, a Volkswagen
realizou um workshop com a imprensa nacional, e o Mecânica Online® teve a
oportunidade de conhecer a nova realidade que a marca vai introduzir em nosso
mercado.
Uma coisa é certa: vem aí uma Volkswagen mais eficiente,
conectada e atualizada com o que há de mais moderno em inovação e tecnologias
de forma global.
“A Estratégia Modular MQB representa uma nova era para a
Volkswagen do Brasil. Mais do que somente lançar um novo produto, estamos
reposicionando nossa marca e preparando o lançamento de grandes novidades,
todas desenvolvidas com foco total no cliente. O Novo Polo traz o futuro para o
segmento de compactos premium no mercado brasileiro. Mais espaço interno,
motores eficientes e de alto desempenho, altos níveis de segurança, muita
conectividade e avançados recursos de tecnologia”, diz David Powels, presidente
e CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul (SAM).
“Os veículos baseados na Estratégia Modular MQB
proporcionam o que há de mais moderno em termos de design, inovação, alta
performance e segurança”, afirma Dr. Markus Kleimann, vice-presidente de
Desenvolvimento do Produto da Volkswagen do Brasil.
“O Novo Polo está sendo desenvolvido pela Engenharia do
Brasil e da Alemanha e vai elevar o patamar no segmento de compactos premium,
oferecendo recursos tecnológicos oferecidos em modelos de segmentos superiores,
como Golf e Passat”, conclui Dr. Kleimann.
Aplicando o conceito MQB no
veículo - A Estratégia Modular MQB tem como base quatro
principais módulos padronizados:
1) Elétrica/eletrônica;
2) Powertrain;
3) Chassi e
4) Carroceria, Ar-condicionado, banco e airbags.
Na prática, as vantagens proporcionadas pela Estratégia
Modular MQB são grandes e inclusive contribuem para que se atinjam as metas de
redução de CO2.
Os efeitos positivos da Estratégia Modular MQB nas
proporções do carro e em seu design são enormes, permitindo que se obtenha a
chamada “atitude” (postura do carro) mais larga e baixa, com design de linhas
de caráter mais nítidas e fortes.
A Estratégia Modular MQB é dividida em cinco principais
seções, considerando que um dos mais importantes para a implementação do
conceito de componentes modulares são as suas dimensões de engenharia uniformes
– como, por exemplo, a distância entre os pedais do veículo (acelerador, freio)
e o centro da roda dianteira.
Mas é igualmente importante oferecer parâmetros
variáveis. Entre eles, a distância entre-eixos, as bitolas e os tamanhos das
rodas, de forma a permitir que diferentes arquiteturas de veículos possam ser
implementadas a partir de um conjunto de componentes.
−
Arquitetura Flexível
−
Dividido em 5 principais seções
−
Dimensão entre pedaleira e centro da roda dianteira padronizada
− Balanço
dianteiro e traseiros variáveis
−
Instalação do motor padronizada
−
Distância entre-eixos e posição dos bancos é variável em cada modelo de
veículo.
A relação entre o motor e o eixo dianteiro – e entre o
eixo dianteiro e a chamada parede de fogo – é padronizada em todo o conjunto de
componentes.
Os balanços dianteiro e traseiro (distância entre a
extremidade do veículo e o centro da roda) e a distância entre o “eixo” do
banco traseiro e o centro da roda de trás são todos variáveis.
Com isso, distâncias entre-eixos, desenhos de suspensão
traseira, cabines e porta-malas podem variar de tamanho.
Os veículos tendem a se tornar mais pesados por causa da
adoção de sistemas de assistência, conforto e outros avanços tecnológicos.
A Estratégia Modular MQB inverte esta tendência: quase
todas as peças são otimizadas em sua construção, ou feitas de diferentes
composições de materiais, e, portanto, são significativamente mais leves.
Os veículos produzidos na Estratégia Modular MQB
apresentam grandes reduções de peso – sem comprometer a segurança ou o conforto
de condução.
O Powertrain perde peso graças ao uso de alumínio. Os
componentes do sistema elétrico do veículo também pesam menos. A seleção de
material inteligente e a construção melhorada colaboram para economizar peso na
área do chassi.
Na Estratégia Modular Transversal todos os motores são
instalados em posição padronizada, com o coletor de escape montado para trás
(próximo do painel corta-fogo).
Dessa forma, o modelo está preparado para utilizar as
diversas motorizações disponíveis no Grupo Volkswagen.
A nova posição de montagem para motores torna mais fácil
a padronização de algumas peças, como linhas de escapamento e árvores de
transmissão.
A posição uniforme também reduz drasticamente o número de
combinações de motor e transmissão que deveriam ser desenvolvidas
individualmente para cada aplicação.
Tarcisio Dias é
profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação
em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único
centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma
oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os
automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® - Aborda
aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em
geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de
Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída
gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário