O Jaguar
F-PACE primeiro SUV a ser produzido em toda a história da marca britânica de
veículos de luxo chega à linha 2018 ainda mais completo e com mais uma opção de
motor: o Ingenium 2.0 a gasolina, ideal para aqueles que buscam um excelente
desempenho no dia a dia, aliado a uma ampla economia de combustível.
Com
250 cv de potência, o propulsor é bastante leve e compacto, fabricado com
extenso uso de peças leves em alumínio, desenvolvendo 365Nm de torque a apenas
1.200 rotações. Aliado ao câmbio ZF automático de oito velocidades, o propulsor
faz o F-PACE sair da imobilidade e atingir os 100 km/h em apenas 6.8 segundos,
número bastante expressivo para um SUV com nesta cilindrada.
O
motor é o primeiro da família Ingenium a gasolina a equipar um veículo no mercado
brasileiro. Desenvolvido inteiramente pela Jaguar Land Rover, a família de
motores Ingenium é fruto de um investimento de 1,5 bilhão de libras esterlinas
feitos pelas marcas britânicas no desenvolvimento próprio de uma gama completa
de propulsores de última geração.
As
versões R-Sport, equipadas com o novo motor 2.0 Ingenium a gasolina, ficaram
com apelo ainda mais esportivo com a inclusão de rodas 20’ pintadas em preto, paddle shifts para trocas de
marcha sequenciais em alumínio, soleiras laterais esportivas, para-choque
dianteiro redesenhado e saídas de ar laterais com acabamento em preto.
A
versão R-Sport também passa a contar com o sistema de travamento de portas
Activity Key como item de série. Com ele, o motorista pode travar totalmente o
veículo por meio de uma pulseira à prova d’água e de choque, simplesmente ao
aproximar a pulseira da letra “J” do “JAGUAR” estampado na tampa do porta-malas.
De
série, a versão também traz Head Up display a laser, volante esportivo e
para-brisas com filtro de raios UV.
O
Jaguar F-PACE também está disponível na versão topo de linha, S equipada com o
motor V6 Superchaged de 380
cv de potência, que conta com de 20’, sistema Adaptive
Dynamics, faróis de LED, entradas de ar com acabamento na cor preta e teto
elétrico panorâmico.
Por
dentro, o acabamento dos bancos, portas, painel e volante é em couro Premium Windsor com costura dupla e padrão
quadriculado em relevo. Além disso, o modelo é equipado com sistema iluminação
interna configurável com uma gama de 10 cores diferentes, sistema de
entretenimento InControl Touch Pro e
o painel de intrumentos de 12,3” em TFT.
O espaço
traseiro para as pernas é o maior do segmento e o porta-malas abriga um volume
de 508 litros.
A
linha 2018 do Jaguar F-PACE traz como item de série o sistema de entretenimento
InControl Apps. O sistema integra uma tela de oito polegadas sensível ao toque
com interface totalmente reestruturada, mais intuitiva e com melhor resolução,
bastante similar a dos smartphones e tablets.
Nele, o usuário poderia espelhar seus APPs preferidos na tela do veículo.
Além
disso, o sistema conta com um sistema de navegação mais rápido e fácil de
manusear, graças ao cartão SD de memória para informações de rotas. Os mapas
são mostrados em 2D ou 3D, tornando a navegação simples.
O
F-PACE é um veículo que usufrui de todo a expertise da
Jaguar em projetar modelos com estrutura de alumínio, material usado em 80% de
sua construção. Por isso mesmo, ele é mais leve do que qualquer outro
competidor de seu segmento.
O
SUV é o terceiro desenvolvido pela Jaguar que usa a estrutura de alumínio com a
mais alta qualidade. Mais que isso, ele traz um terço da estrutura feita da
liga RC5754, que é predominantemente composta por material reciclado.
Sistema
de Vetorização de torque
As
tecnologias do F-TYPE continuam a ser aplicadas no F-PACE, como a Vetorização
de Torque. Desenvolvidas para tornar o veículo mais ágil, o sistema identifica
automaticamente situações de instabilidade nas curvas e aplica uma determinada
força de frenagem nas rodas adequadas, proporcionando um maior torque às demais
rodas, ajudando o motorista a manter o veículo na sua rota ideal. O sistema
funciona predominantemente na roda interior traseira para tornar a intervenção
do sistema imperceptível ao motorista.
Adaptive Dynamics
Outra
tencnologia dinâmica presente do F-TYPE é o Adaptive Dynamics, disponível na
versão S da linha F-PACE. O sistema monitora o movimento do veículo 100 vezes
por segundo e das rodas 500 vezes por segundo, e proporciona amortecimento contínuo
nas diversas condições que o carro pode enfrentar em um mesmo terreno.
Tração Integral
O
recém-lançado F-TYPE de tração integral também compartilha suas tecnologias com
o F-PACE. O torque sob demanda é uma delas. Em condições normais de direção, o
torque é enviado 100% para o eixo traseiro, mantendo a característica de tração
traseira, mas podendo chegar a distribuição 50/50 dependendo das situações de
terreno através do Intelligent Driveline Dynamics. Esse processo de
transferência de torque leva menos de 165 milisegundos, sendo imperceptível ao
motorista.
O
F-PACE ainda tem disponível o Head-up Display, tecnologia que projeta
informações importantes do veículo no para-brisa para que o motorista mantenha
a atenção no seu percuso, o controle de cruseiro adaptativo, monitor de ponto
cego e assistência para estacionar, que auxilia o motorista no estacionamento
por meio de um monitoramento 360º do entorno do veículo.
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