terça-feira, 27 de março de 2018

Nissan inaugura fábrica para reciclar baterias de carros elétricos


A primeira fábrica especializada na reutilização e reciclagem de baterias de íons de lítio de veículos elétricos do Japão deve abrir em meio à crescente demanda por carros elétricos. A unidade, localizada na cidade de Namie, no leste do Japão, será operada pela 4R Energy Corporation, uma joint venture entre a Nissan e a Sumitomo Corporation.

Com o número de carros elétricos aumentando rapidamente, questões ambientais, incluindo as mudanças climáticas, são preocupações dos motoristas de todo o mundo. A disponibilidade de baterias de íons de lítio usadas deverá aumentar significativamente no futuro próximo, já que os compradores da primeira geração de carros elétricos vão querer substituir seus veículos. Espera-se que a reciclagem e a refabricação dessas baterias tenham um impacto substancial no segmento, afetando a demanda por novos materiais, o meio ambiente e a sociedade como um todo.

Fundada em 2010 pela Nissan e pela Sumitomo Corporation para focar na reutilização efetiva de baterias de carros elétricos, a 4R adquiriu experiência valiosa. A empresa desenvolveu um sistema que mede rapidamente o desempenho de baterias usadas e planeja aplicar essa tecnologia inovadora a baterias coletadas em todo o Japão.
A fábrica servirá como centro global para o desenvolvimento e fabricação da 4R. As baterias recicladas e refabricadas serão usadas para oferecer a primeira bateria substituível trocável do mundo para veículos elétricos, e também serão usadas em sistemas de armazenamento em larga escala e empilhadeiras elétricas. A unidade é a primeira fábrica nova da cidade de Namie desde que a cidade foi devastada pelo terremoto e tsunami do Japão em março de 2011, e deve ajudar a revitalizar a economia local

Como líder em tecnologias de emissão zero, a Nissan busca realizar uma sociedade de mobilidade sustentável desenvolvendo e comercializando veículos elétricos e promovendo seu uso globalmente.

A Sumitomo Corporation acredita firmemente no impacto positivo dos veículos elétricos no ambiente global e está contribuindo para a expansão de seu uso em colaboração com a 4R. Os esforços contínuos da empresa incluem a promoção da reutilização e reciclagem de baterias de carros elétricos usados para fins que incluem o desenvolvimento de sistemas de armazenamento de energia estacionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário