O principal evento de Gran
Turismo na América Latina será ainda mais rápido em 2018. Com novos carros, a
chegada de jovens estrelas, um grid cada vez mais competitivo e um novo
campeonato de padrões internacionais, a Porsche Cup apresenta a mais forte
temporada de sua história.
Com a chegada da geração
“991/2” do Porsche 911 GT3 Cup, a Porsche Cup passa a realizar dois campeonatos
no formato de corridas sprint: a Porsche Império Carrera Cup e a tradicional
Porsche Império GT3 Cup.
Em ambos os certames vão
alinhar no grid tanto os carros novos – cujas principais novidades são os
motores de 4.0 litros e os freios com sistema ABS – quanto os carros de
motorização 3.8, modelos que até ano passado competiam na principal divisão da
Porsche Império GT3 Cup.
Com o novo Carrera Cup, o
Brasil estará alinhado com os principais campeonatos Porsche no mundo. Serão os
mesmos carros e as mesmas regras de campeonatos extremamente competitivos, como
o Porsche Carrera Cup da Alemanha, Inglaterra, França, Itália, Austrália e
Ásia.
Nas jornadas de sprint, tanto
os carros da Carrera Cup quanto os da GT3 Cup vão disputar rodadas duplas de 25
minutos mais uma volta de duração. Para a segunda prova há inversão do grid, em
número de posições (4, 5 ou 6) sorteado ainda no pódio pelo vencedor da
primeira prova.
A exemplo dos últimos anos, o
regulamento desportivo determina a adoção de lastro de êxito (BOP), atribuindo
aos carros mais bem colocados na tabela de pontuação uma carga extra conforme a
posição no campeonato. Também está mantida a regra dos descartes, por meio da
qual os competidores eliminam seus dois piores resultados no ano para o cômputo
da pontuação final.
Em 2018 a Porsche Império GT3
Cup vai passar por Curitiba, Interlagos, Velo Città, Goiânia e Termas de Río
Hondo, na Argentina. Como nos últimos dois anos, haverá disputa do campeonato de
sprint com seis etapas e também três jornadas de endurance. A pontuação
combinada dos dois certames indicará o campeão overall da temporada, título
conquistado pelo gaúcho Miguel Paludo em 2016 e 2017.
A temporada começa nos dias 23
e 24 de março em Curitiba, com a primeira jornada de sprint do calendário. O
credenciamento de mídia está aberto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário