A Audi Sport introduz um novo modelo de alta performance
no mercado: o RS 5 Sportback faz sua estreia mundial no Salão Internacional do
Automóvel de Nova York (ATÉ 9 de abril) na versão que será
oferecida nos mercados de EUA e Canadá. O carro combina design esperto e um
alto nível de usabilidade diária, além de desempenho superior.
O design externo do novo RS 5 Sportaback combina curvas agitadas e superfícies
tensas e atléticas. A distância entre-eixos maior, balanços mais curtos e capô
alongado com um domo que envolve o motor são características que enfatizam o
dinamismo do modelo. A característica forma ondulada da poderosa linha de
ombros é um destaque visual do cupê de alto desempenho. Quando visto em um
ângulo traseiro, as laterais do modelo se mostram particularmente
impressionantes. As caixas de rodas com fortes protuberâncias foram aumentadas
em 15 milímetros.
Na dianteira, o RS 5 Sportback traz a grade Singleframe ampla, entradas de
ar com grade estilo colmeia, típica dos RS, e spoiler dianteiro de alumínio
fosco com o logotipo quattro. O veículo também apresenta elementos de design
adicionais na cor preto brilhante, fazendo com a dianteira pareça ainda mais
ampla. Um difusor específico da linha esportiva, sistema de escapamento RS com
saídas ovais e spoiler fixo oferecem esportividade extrema à traseira. O RS 5
Sportback vem com rodas de 19” de série, mas pode receber rodas aro 20
opcionais. O modelo pode ainda ser personalizado com os pacotes ópticos Gloss
Black, Carbon e Matte Aluminium.
O motor 2.9 TFSI V6 oferece performance e eficiência, rendendo até 444 cv.
Seu torque máximo de 600 Nm é disponibilizado em uma ampla faixa de giros entre
1.900 rpm a 5.000 rpm. Dessa forma, o RS 5 Sportback acelera de 0 a 100 km/h em
3,9 segundos e pode chegar a uma velocidade máxima de 280 km/h. Os dois
turbocompressores do V6 geram até 1,5 bar de pressão de carga. Como acontece
com todos os novos motores V6 e V8 da marca, os turbocompressores são montados
em um ângulo de 90º em relação aos bancos de cilindros, o que significa que o
lado de escape dos cabeçotes está para dentro e o lado de entrada está do lado
de fora. Esse layout permite um design compacto e percursos de combustível mais
curtos, com perda mínima de vazão – o motor 2.9 TFSI reage de forma extremamente
espontânea aos movimentos do acelerador. O processo de combustão do ciclo B com
injeção direta central contribui para a eficiência geral.
A potência do 2.9 TFSI é transferida para o sistema de tração integral
permanente quattro com diferencial central por meio de uma transmissão
tiptronic de oito velocidades com tempos de trocas otimizadas, ajustadas
especialmente para a direção esportiva. A potência é distribuída
assimetricamente entre os eixos na proporção 40:60 – isso garante uma dirigibilidade
dinâmica com tração otimizada ao lado da maior segurança possível. Quando
ocorre derrapagem em um eixo, a maior parte da potência flui imediatamente para
o outro eixo – até 85% para a dianteira e até 70% para a traseira. Esse efeito
permite uma distribuição de torque claramente definida e uma cooperação precisa
com os sistemas de controle. O diferencial esportivo opcional desloca
seletivamente o torque entre as rodas traseiras.
O interior esportivo de alta qualidade do modelo tem acabamento na cor
preta e oferece espaço para cinco pessoas. O porta-malas tem capacidade de 480
litros, que pode chegar a 1.300 litros com os bancos rebatidos. O encosto do
banco traseiro é dividido em uma proporção de 40:20:40. O peso do carro é de
1.840 kg.
A natureza esportiva do cupê de cinco portas de alta performance é
enfatizada por detalhes como os bancos esportivos RS com costura em formato de
favo de mel de couro Napa e o volante multifuncional esportivo RS com base
aplanada revestido de couro. Os emblemas RS podem ser encontrados nos assentos,
no volante, nas soleiras das portas e no câmbio. Um display especial RS no Audi
virtual cockpit fornece informações sobre a pressão dos pneus, torque e força
G. No modo manual, uma luz solicita ao motorista que mude as marchas quando o
limite de velocidade do motor for atingido. Destaques ainda para o pacote de
design RS, que inclui costura vermelha contrastante no volante e na alavanca de
câmbio, forrações de couro Alcântara e cintos de segurança e tapetes vermelhos
com o logo RS. Para o RS 5, a Audi Sport oferece a cor Sonoma Green como opção
de pintura exclusiva.
O RS 5 Sportback será oferecido inicialmente nas concessionárias dos
EUA e do Canadá no segundo semestre de 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário