Imagens: Gelson Mello da Costa |
A Volare participa da iniciativa inédita da SPTrans de
criar uma linha na cidade de São Paulo, a 605A/10 – Centro Paralímpico – Metrô
Jabaquara, somente com veículos totalmente acessíveis. A fabricante foi a
escolhida para fornecer o seu modelo Volare Access.
Esta é a primeira vez na história de São Paulo que
atletas, esportistas amadores, funcionários e frequentadores em geral poderão
ir e voltar do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CPB) utilizando
uma linha do transporte coletivo municipal projetada especialmente para as
necessidades de pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção. A SPTrans
desenvolveu uma configuração inovadora de miniônibus com acessibilidade
completa, e sem catraca, para acomodar quatro cadeiras de rodas com cintos de segurança
encaixados em trilhos dispostos no piso do veículo.
O Volare Access, modelo de veículo único no mercado
brasileiro, foi desenvolvido para atender a crescente demanda e as necessidades
das cidades brasileiras e internacionais por um transporte totalmente
acessível, e é, ao mesmo tempo, eficiente em termos de operação e manutenção. Miniônibus
com piso baixo, suspensão pneumática “Full Air” e motor traseiro.
O seu sistema
de rebaixamento total e a rampa de acesso tornam mais fácil, ágil e seguro o
embarque e o desembarque de crianças e de pessoas com necessidades especiais. A
suspensão pneumática ‘Full Air’, com seis bolsas, reduz significativamente as
vibrações transmitidas pelo pavimento, proporcionando a todos os passageiros um
rodar suave e confortável.
Com capacidade de transportar 26 passageiros sentados em
poltronas do tipo Executiva reclinável, conta com sistema de ar-condicionado,
cintos de segurança retráteis, rádio MP3 e grandes vidros laterais colados, que
oferecem maior visibilidade, ideal para quem deseja apreciar a paisagem durante
o trajeto.
modelo é equipado com motorização traseira Cummins ISF 3.8, com
162 cv de potência e torque de 450 Nm a 1.500 rpm, transmissão mecânica Eaton
FSO 4505 C de 5 marchas e direção hidráulica. O posicionamento do motor
possibilita fácil acesso a todos os componentes, que ainda possui sistema de
refrigeração gerenciado eletronicamente com quatro ventiladores, reduzindo o
nível de ruído e assegurando temperatura constante de funcionamento.
A linha 605A/10 (Centro Paralímpico – Metrô Jabaquara),
operada pela Mobibrasil, começa a circular no próximo sábado, dia 17 de março,
e transportará, em média, 2.500 pessoas por dia útil. Será operada pela
Mobibrasil, com 3,9 km de extensão, que deverão ser percorridos em cerca de 15
minutos, e partidas com intervalos também de 15 minutos.
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