O Jaguar F-PACE, eleito World Car of the Year e World Car
Design 2017, recebe agora o tratamento SVR para torná-lo o F-PACE mais rápido e
potente de todos os tempos, com chassi e aerodinâmica aprimorados para uma
máxima dirigibilidade em todas as condições.
Projetado
pela Divisão de Operações Especiais da Jaguar Land Rover (SVO), o F-PACE SVR
tem sua potência aumentada em 44%. O motor V8 supercharged de 5.0 litros,
produz 550 cv e 69,3 kgfm de torque, atingindo 0-100km/h em 4,3 segundos.
As melhorias aerodinâmicas
incluem maiores entradas de ar na frente e dos lados dos para-lamas, que
reduzem a pressão nos arcos das rodas e proporcionam resfriamento adicional,
enquanto otimizam a estabilidade em alta velocidade. Além disso, a exclusiva extensão
do arco da roda e as molduras inferiores do corpo, proporcionam uma baixa
musculatura, o que diferencia a versão SVR.
O capô exclusivo do SVR possui
aberturas para ajudar a extrair o ar quente do compartimento do motor, e
evidencia o visual dinâmico e agressivo do SVR.
Na parte traseira, um spoiler
exclusivo é acompanhado por um novo para-choque que abriga duplas saídas de
escape de ambos os lados. O para-choque incorpora estribos laterais que ajudam
no desempenho aerodinâmico, ao suavizar o fluxo de ar da parte traseira do
veículo.
O chassi aprimorado tem molas
dianteiras e traseiras progressivas que são 30% e 10% mais rígidas,
respectivamente, e incorporam uma especificação de barra estabilizadora que
contribui para uma redução de 5% no rolo da carroceria.
As novas rodas de liga leve de
21” e 22” (opcional) são 25 milímetros mais largas na parte traseira, em
comparação com a parte dianteira, e contribuem para o manuseio aprimorado do
SVR. As rodas de 22” são 2,4 kg mais leves na frente e 1,7 kg mais leves na
parte traseira. Elas são projetadas para fornecer maior fluxo de ar para os
discos de freio dianteiros, de 395 mm, e traseiros, de 396 mm. Os discos de
freio apresentam uma construção avançada de duas peças – na frente e atrás –
para reduzir o peso, contribuindo ainda mais para o manuseio ágil do SVR.
O
F-PACE SVR também possui o exclusivo Sistema de Exaustão de Válvulas Variáveis
da Jaguar. Além ser reponsável pelo seu incrível ronco, é outro fator por trás
da maior capacidade de desempenho do SVR, pois o sistema ativo permite o
aumento do fluxo de gás. O escape do SVR é 6,6 kg mais leve que o sistema
padrão F-PACE.
Ele é o primeiro F-PACE a
utilizar o Diferencial Ativo Eletrônico traseiro (EAD) da Jaguar. A versão SVR
apresenta uma gama abrangente de tecnologias avançadas, cada uma calibrada
especialmente para cada tarefa. Os softwares para a suspensão Adaptive
Dynamics, a direção assistida eletrônica (EPAS) e o modo de condução
dinâmica são todos feitos sob medida para o SVR. O envolvente modo dinâmico
inicia mudanças de velocidade mais rápidas e respostas mais nítidas do
acelerador e de direção, para uma experiência de dirigibilidade mais envolvente
em todas as condições.
No interior, o F-PACE SVR
apresenta assentos dianteiros esguios, próprios de carros de desempenho, que
proporcionam suporte lateral aprimorado e possuem um logotipo SVR em alto
relevo. Além disso, os assentos traseiros e dianteiros possuem losangos fortemente
esculpidos na costura. Finalmente, o volante da marca SVR possui paddle shifts de
alumínio, completando seu caráter esportivo.
Mesmo com todo desempenho, o
SVR mantém a praticidade e a versatilidade inerentes à família PACE, com seu
espaço de carga de 650 litros (com bancos traseiros levantados). O SUV da
Jaguar mantém os passageiros conectados e entretidos com o avançado sistema de
infoentretenimento Touch Pro com tela sensível ao toque de 10
polegadas e um painel de instrumentos HD de 12,3 polegadas.
Quatro combinações de cores
interiores ajudam a destacar a personalidade do veículo; Vermelho com Jet, Light
Oyster com Jet, Siena Tan com Jet e Jet com
costura Light Oyster.
Com base na vasta experiência
em todo o terreno da Jaguar Land Rover, o F-PACE SVR apresenta uma série de
tecnologias avançadas para garantir um excelente desempenho em todas as
superfícies. A tração nas quatro rodas com
dinâmica de transmissão inteligente, o All Surface Progress Control (Controle
de progresso de superfície) e o Adaptive Surface Response(Resposta
adaptativa de superfície) garantem que o SUV possa lidar com todas as condições
de terreno e todos os climas.
O
F-PACE SVR virá para o mercado brasileiro e as primeiras unidades chegarão no
segundo semestre de 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário