Os scooters cada
vez mais conquistam os brasileiros em função de sua praticidade e facilidade de
condução. Contudo, é fato de que este tipo de veículo, como o NMax 160 ABS e o
Neo 125, tem suas peculiaridades, como ausência de embreagem, câmbio automático
do tipo CVT e até mesmo a ciclística – que privilegia sobretudo a agilidade no
uso urbano – e na dinâmica de condução.
Para explorar o
máximo que podem oferecer, sempre tendo a condução segura como objetivo
principal, é que a Yamaha realizou pela primeira vez no Brasil, um treinamento
exclusivo e de alto nível para este tipo de veículo.
Para isso, a
Yamaha Motor do Brasil pôde contar com um de seus principais instrutores da
marca em todo mundo. O japonês Kato Yoshiaki iniciou sua carreira como piloto,
disputando inclusive os campeonatos mundiais de 125 e 250cc. Durante sua
trajetória em vários países como Espanha, Alemanha, Itália e Japão, o Instrutor
do YRA (Yamaha Riding Academy) e competindo ao lado de nomes como Valentino
Rossi.
O curso foi
realizado nas instalações da Concessionária Ecovias em São Paulo e foi
ministrado a dez instrutores de pilotagem da YRA do Brasil, que como primeiro
teste para certificação pelo YRA do Japão, instruiu funcionários da Ecovias que
são motociclistas. A Parceria entre
a Yamaha Motor do Brasil e a Ecovias não é nova, acontecendo outras vezes,
inclusive com outros instrutores de pilotagem vindos do Japão.
“Sabemos que a
maioria dos acidentes que envolvem motociclistas, acontece na maioria das
vezes, quando os condutores não seguem regras básicas de segurança. Treinamento
como este de pilotagem defensiva orientado pela Yamaha com funcionários da
Ecovias vai ao encontro de uma das principais metas da concessionária e da
Artesp, que é a de reduzir cada vez mais o número de acidentes nas rodovias
paulistas”, comenta o analista de tráfego da Ecovias, Douglas Albiero.
Para Kato
Yoshiaki, “por ser considerado um veículo de entrada, boa parte dos usuários
são principiantes no mundo das duas rodas e com pouca experiência. E apesar de
serem fáceis de pilotar e aparentemente inofensivos, os scooters não deixam de
ser uma motocicleta, por isso é preciso aprender regras e técnicas para uma
pilotagem defensiva, mais segura e por fim mais prazerosa”, e completa: “ao
informar o público que chega ao motociclismo, estaremos disseminando a
segurança”.
Além da instrução focada em scooters, o renomado
instrutor japonês também ministrará um outro curso, desta vez focado em
motocicletas de alta cilindrada, e utilizará as MT07, MT-09, MT-09 Tracer e a
aventureira XTZ 1200 Super Ténéré.
Nenhum comentário:
Postar um comentário