Na vizinhança de Neckarsulm o 50º Audi R8 LMS GT4
saiu da linha de montagem no “Audi Böllinger Höfe” em Heilbronn, Alemanha, em
meados de março. O modelo GT4 é um sucesso mundial de vendas e, como nenhum
outro carro de corrida da marca, se beneficia de sinergias em termos de seu
conceito técnico e na fabricação flexível e de baixo volume. Desde que as
entregas começaram, em 15 de dezembro de 2017, a Audi Sport já produziu 50
carros e outros pedidos estão a caminho.
Um sistema de transporte sem condutor move o
superesportivo em meio aos modelos de alto desempenho para os consumidores por
meio da operação especial de fabricação de baixo volume do R8. O que parece um
cenário fotográfico organizado é a rotina de fabricação diária na Audi Sport. O
GT4 é montado na mesma instalação que a versão de produção e passa pelos mesmos
15 ciclos, desde a carroceria até a estação de inspeção. Os mesmos funcionários
que aprovam o modelo de produção são responsáveis pela inspeção de qualidade da
versão de corrida.
Os dois modelos compartilham cerca de 60% de seus
componentes. O “parentesco” entre o chassi e o trem de força é
extremamente próximo. O motor 5.2 V10 e a transmissão de dupla embreagem S
tronic de sete velocidades de ambos os modelos são quase idênticos.
Em termos de chassi, a versão de pista também se
beneficia dos excelentes genes do carro de produção. O Audi Space Frame
consiste em 79% de alumínio e 13% de plásticos reforçados com fibra de carbono
(CRFP), o que resulta em alta resistência e peso leve. Para corridas, o modelo
é oferecido com equipamentos adicionais específicos para segurança e serviço,
como a gaiola de aço ou macaco inflável. Os funcionários instalam esses
sistemas durante a pré-produção, antes de o carro circular pela linha de
montagem.
O modelo de produção e a versão de corrida passam pelo mesmo processo
de pintura. O GT4 recebe sua cor Prata Florete especial na estação de pintura
Edition.
“Temos orgulho dessa conquista, de poder construir uma
versão de corrida em tão estreita parceria com o modelo de produção”, diz
Wolfgang Schanz, chefe de produção da Audi Sport GmbH. “Isso produz sinergias
máximas para toda a marca Audi Sport.”
Atualmente, sai da linha
de montagem um R8 LMS GT4 por dia. Chris Reinke, chefe de corridas para clientes da Audi
Sport: “Nossos clientes se beneficiam diretamente dessas vantagens. Oferecemos
o modelo pronto para as pistas por um preço inferior a 200 mil euros. Em
contrapartida, as equipes recebem um novo carro de corrida de qualidade
superior, como pode ser comprovado pela vitória do Audi R8 LMS GT4 pela Phoenix
Racing na corrida de 24 horas em Dubai, em janeiro”.
O R8 LMS GT4 competirá nesta temporada em várias séries e
eventos isolados na América, Ásia, Austrália e Europa. Dois campeonatos também
são atraentes para os clientes de GT4: o Audi Sport R8 LMS Cup inclui uma
categoria para este modelo e o Audi Sport Seyffarth R8 LMS Cup é dedicado
exclusivamente a este carro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário