A Honda
Automóveis do Brasil irá iniciar em abril as vendas do novo Civic Si. O cupê
chega com o objetivo de oferecer a mais pura experiência de pilotagem
esportiva, graças ao comportamento dinâmico e performance únicos aliado à
máxima sensação de controle promovida pela transmissão manual de seis
velocidades, com engates precisos e curtos.
Esportivo em
essência, o novo Civic Si será oferecido na versão cupê de duas portas,
desenvolvida para os entusiastas do dia a dia. Recheado de soluções voltadas
para a performance, como suspensão adaptativa com dois modos de operação,
direção direta com relação variável, freios, rodas e pneus focados em
performance, bem como interior e design únicos, o modelo também marca a chegada
da tecnologia de turbo e injeção direta para a sigla.
Equipando o
Civic Si, há o motor 1.5 turbo de alta performance e torque, com injeção
direta, duplo comando de válvulas variáveis no cabeçote (Dual VTC), que
minimiza o gás residual nos cilindros, melhorando significativamente a
performance e quatro cilindros.
Combinado com uma transmissão manual de seis
velocidades - com engates mais curtos que os da geração anterior - esse
conjunto proporciona uma nova experiência de direção, com torque abundante
durante toda a faixa de rotação do motor. Ele gera a potência máxima de 208 cv
aos 5.700 rpm e o torque de 26,5 kgf.m aparece aos 2.100 rpm, e é mantido
máximo em 70% da faixa de rotação do motor.
Permitindo uma
utilização plena da motorização, o Civic Si é significativamente mais leve que
a antiga geração e traz carroceria mais rígida, incluindo componentes de chassi
e de direção aprimorados. Essas melhorias incluem a direção elétrica de duplo
pinhão adaptativa com relação variável, suspensão com acerto esportivo,
amortecedores adaptativos e diferencial com deslizamento limitado. O Si traz
ainda discos de freio de 12,3 polegadas na dianteira e largos pneus 235/40 R18.
Em complemento
aos amortecedores adaptativos, a suspensão recebeu ainda molas mais firmes,
barras estabilizadoras mais rígidas (30% a mais na dianteira e 60% a mais na
traseira), buchas sólidas na dianteira e traseira, além de braços de controle
ultra rígidos na traseira, oriundos do Civic Type R.
O objetivo das
mudanças é oferecer uma experiência de condução mais conectada, onde o
motorista pode perceber com mais precisão todo o feedback do piso, permitindo
explorar todos os limites do Si com o máximo de segurança e confiança. Além
disso o novo design permitiu uma melhora de 5% no coeficiente aerodinâmico do
modelo, se comparado com o Civic Si anterior.
Pela primeira
vez, o Civic Si traz um aprimoramento de condução, que aumenta a dinâmica na
utilização esportiva e, também, permite conforto no uso diário. Por meio da
tecla Sport, localizada no console central, o condutor pode escolher entre dois
ajustes de rodagem, que alteram parâmetros de suspensão, acelerador e
assistência de direção. Com o modo Sport desativado, amortecedores operam de
forma mais suave, a assistência da direção é aprimorada e o acelerador opera de
forma menos direta, permitindo uma condução mais suave.
Com o modo Sport
acionado, os amortecedores trabalham com mais carga, enquanto a resposta de
acelerador fica mais direta e a direção, por sua vez, tem a sua assistência
reduzida, tornando a conexão do condutor ainda mais visceral e intensa.
Um dos grandes
diferenciais do Civic Si é o seu design coupé, com duas portas, que oferece um
visual dinâmico e refinado, diferenciando-o das versões sedã da linha Civic.
Para ampliar o quociente esportivo do Civic, os modelos Si trazem uma dianteira
agressiva com grade frontal preta e largas tomadas de ar. O modelo vendido no
Brasil traz um diferencial, que é a adoção dos faróis full LED, ampliando a
luminosidade e a sofisticação.
Rodas de liga
leve de 18 polegadas, com dez raios e acabamento exclusivo em dois tons, usam
pneus de 235 mm, largos, de perfil baixo. Na traseira, o cupê mantém a
assinatura de design do modelo, com o elevado aerofólio traseiro e acrescenta
novos elementos como a barra de LED horizontal que acompanha toda extensão da
traseira e escapamento central com formato poligonal e acabamento cromado.
O interior do
Civic Si reforça ainda mais o caráter esportivo e traz exclusivos e envolventes
bancos dianteiros em formato de concha, com costuras vermelhas e logotipos da
versão. A costura vermelha dos bancos é replicada nas portas, volante e na
coifa do câmbio, com alavanca em alumínio. Outros detalhes do interior são a
iluminação vermelha do painel em TFT de sete polegadas e dos comandos internos,
os pedais em alumínio e o friso do painel de instrumentos com acabamento Dry
Metal Carbon.
O novo Civic Si
traz alto conforto e equipamentos de conveniência, vindos de outras versões do
Civic, que incluem:
•
|
LaneWatch
|
•
|
Navegador GPS
|
•
|
Smart Entry
|
•
|
Botão de
partida
|
•
|
Teto solar
elétrico
|
•
|
Freio de
estacionamento eletrônico
|
•
|
Travamento das
portas por distância
|
•
|
Ar
condicionado digital de duas zonas
|
Para as
necessidades modernas de conectividade, o novo Civic Si também traz um sistema
multimídia de sete polegadas sensível ao toque, que controla todas as funções
de áudio e é integrada aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto,
proporcionando uma conexão fácil do smartphone ao automóvel. O Si traz ainda
sistema de áudio de 452 watts, com 10 auto-falantes.
O Civic Si foi
desenvolvido para proporcionar alto nível de segurança em diversos cenários.
Isso é possível graças a sua visibilidade ampla, direção precisa, estável e
previsível, além da alta performance dos freios. O sistema ABS, com
distribuição eletrônica de frenagem, o VSA (controle de tração e estabilidade),
além do exclusivo Agile Handling Assist garantem dirigibilidade máxima em diversas
situações. Além disso, o Si possui seis airbags, sendo os laterais do tipo
cortina com acionamento também em caso de capotamento.
O Civic Si será
comercializado no Brasil em versão única, cupê de duas portas, com quatro
opções de cores: White Orchid Pearl, Crystal Black Pearl, Brilliant
Sporty Blue Metallic e Rallye Red. O modelo tem três anos
de garantia, sem limite de quilometragem e está disponível em todas
concessionárias Honda.
Civic Si: R$ 159.900
Nenhum comentário:
Postar um comentário