Um dos cinco temas mais procurados no Google em assuntos
relacionados a automóveis em 2017, o câmbio CVT desperta cada vez mais a
curiosidade dos brasileiros.
Por conta disso, a Nissan preparou um vídeo que
mostra as características, funcionamento e vantagens do câmbio XTRONIC CVT, que
equipa versões de todos seus veículos de passeio vendidos no Brasil (March,
Versa, Sentra e Kicks). A Nissan foi a primeira marca a oferecer esse tipo de
transmissão – normalmente encontrada em carros de segmentos superiores – para
veículos compactos no mercado brasileiro, ao equipar March e Versa, a partir de
2016.
O sistema da transmissão XTRONIC CVT é constituído por duas polias de
diâmetro variável, ligadas por uma correia metálica, sendo que a Primária
(conhecida como condutora) recebe o torque do motor e a Secundária (ou
conduzida) o transmite ao diferencial. Cada polia tem dois cones que se afastam
ou se aproximam, diminuindo ou aumentando a largura do canal onde passa a
correia, elevando ou reduzindo a velocidade do carro de acordo com as demandas
do pedal do acelerador.
Quando os cones estão juntos, esse canal fica mais estreito e o raio da
polia aumenta. Em marcha reduzida, a polia condutora apresenta um raio menor
(cones afastados), enquanto a polia conduzida fica com raio maior. Na medida em
que o carro acelera, o movimento das polias se inverte e a relação de marcha
fica maior. A distância entre as polias é fixa, como também o comprimento da correia.
Assim, o XTRONIC CVT apresenta uma infinidade de marchas entre as menores e
maiores relações.
Assista ao vídeo que exibe explica as diferenças do câmbio XTRONIC CVT
para o automático tradicional e conheça mais sobre esse diferencial da Nissan:
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