A Honda renova
a família 650 preservando as características que tornaram a naked CB
650F e a esportiva CBR 650F modelos altamente desejados entre os admiradores
do segmento de alta cilindrada. Em sua versão 2019, ambas chegam nas novas
cores Laranja e Vermelho, além do exclusivo Preto Perolizado (somente na
naked), e estarão disponíveis em toda rede de concessionários até o final de
julho com preço público sugerido de R$ 34.900,00 para a CB 650F e
R$ 36.500,00 para a CBR 650F.
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Essa inédita
configuração em Laranja, disponível tanto na CB 650F como na CBR 650F, e a
Preto Perolizado (apenas da naked), traz o grafismo característico da linha
CB atualizado, com uma combinação de cores mais contrastante e que reforça o
visual diferenciado de ambos modelos. A adoção de tons mais escuros na
carenagem da CBR 650F e no para-lama dianteiro da CB 650F, garantem um visual
mais agressivo e esportivo para as motocicletas. Esse layout renovado é
repetido também no novo tom de Vermelho disponível para a linha 2019.
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Destaque é o
renomado motor de quatro cilindros em linha com duplo comando no cabeçote (DOHC - Double
Over Head Camshaft), genuíno herdeiro de modelos que há décadas colocaram
a Honda no ápice da produção mundial de motocicletas em termos tecnológicos.
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A
"receita" dos tetracilindros da Honda é consagrada, e seu constante
aperfeiçoamento resultou em motores que se destacam não apenas pela potência
e extrema confiabilidade, mas também pela economia de exercício. A naked CB
650F e a esportiva CBR 650F compartilham do mesmo motor, alvo de um
progressivo afinamento que chegou ao estado de arte. Sua performance é
exclusiva já que nenhuma outra motocicleta de cilindrada equivalente é capaz
de oferecer desempenho semelhante.
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O
tetracilindro Honda de 649 cm3 é elemento comum às CB 650F e
CBR 650F. Sua peculiaridade é a bancada dos cilindros inclinada 30 graus à
frente, opção técnica que permitiu verticalizar o posicionamento das
engrenagens de câmbio e adotar um motor de arranque mais compacto,
posicionado atrás da bancada, o que reduziu a dimensão longitudinal do motor.
O motor "mais curto" facilitou um melhor posicionamento no chassi
visando a sempre bem-vinda concentração de massas
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A alimentação
do motor tetracilindro Honda foi entregue ao consagrado sistema de injeção
eletrônica PGM-FI. Nele, corpos de borboleta de 32mm de diâmetro tem cornetas
de admissão que "respiram" em uma ampla caixa de filtro de ar. A
exaustão dos gases ocorre por intermédio de um sistema de escapamento 4 em 1,
com ponteira cuja estrutura interna de dupla seção permitiu reduzir a
contrapressão sem porém renunciar ao clássico rugido característico dos
motores Honda de quatro cilindros em linha.
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A potência
máxima é de 88,5 cv cv a 11.000 rpm e o torque máximo chega a 6,22 kgf.m aos
8.000 rpm. O câmbio de seis velocidades tem um escalonamento cujas relações
de 2ª a 5ª marcha exaltam a performance, em favor de melhores acelerações e
retomadas de velocidade.
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O radiador
está posicionado de maneira a resistir a danos em eventuais quedas como
garantir rendimento ideal ao sistema de arrefecimento, capaz de garantir ao
motor a melhor estabilidade térmica e, por consequência, regularidade de
funcionamento sob qualquer regime de utilização.
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A agilidade
das CB 650F e CBR 650F é mérito do chassi tipo Diamond, no qual o
motor tem função estrutural. Duas robustas traves de aço de seção elíptica,
medindo 64 x 30 mm, ligam a coluna de direção ao ponto de fixação do eixo da
balança traseira. Esta por sua vez é realizada em alumínio fundido sob
pressão e tem conformação assimétrica para permitir que a ponteira de
escapamento seja posicionada de maneira a não limitar a capacidade de
inclinação lateral. Tal balança traseira é conectada a um conjunto mola-amortecedor
regulável na pré-carga da mola em sete posições.
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Quanto aos
freios, tanto a CB 650F como a CBR 650F são equipadas de sistema ABS de dois
canais que atua nos discos dianteiros e disco traseiro tipo wave.
A grande dimensão dos discos dianteiros (320 mm) em conjunto pinças Nissin de
duplo pistão na dianteira e de pistão simples atrás configura um
dimensionamento coerente com performance dos modelos.
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As rodas são
realizadas em alumínio fundido sob pressão. Com seis raios duplos calçam
pneus esportivos de medidas 120/70-ZR17 e 180/55-ZR17 e dispõe de válvulas de
ar em "L" para facilitar o controle da pressão.
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A filosofia
que rege o design de qualquer naked é a essencialidade.
Assim, para os designers alcançar um resultado estético que proporcione a
agressividade que se espera de uma streetfighter é um desafio e tanto. Sem
dúvida a CB 650F é um exemplo de sucesso, com formas radicais e cheias de
caráter.
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O grupo ótico frontal tem formas elaboradas assim com sua moldura.
Abas se projetam nas laterais do curto tanque de combustível integrado ao
longo assento em dois níveis que termina em uma rabeta afilada. Todavia, o
elemento de maior destaque no design da CB 650F é o motor e
principalmente o conjunto formado pelos quatro tubos de escape que se unem na
ponteira de escape. Tais curvas de escape remetem a uma das mais desejadas
Honda do passado, a consagrada CB 400 Four.
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Já na CBR 650F
a carenagem integral valoriza a esportividade sem, porém, renunciar ao uso do
motor como um importante elemento estético. O recurso de fazer a carenagem
mais curta e deixar o motor à vista é inédito na categoria supersport e o
resultado permite ao modelo ter personalidade.
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Como na naked,
a CBR 650F conta com completo painel digital e iluminação por LED. Ambas tem
altura do assento contida a 810 mm do solo o que facilita aspectos práticos
como manobras de estacionamento e as torna acessíveis a motociclistas de
estaturas variadas. Outro item em comum a ambas é o sistema H.I.S.S. (Honda
Ignition Security System), que dificulta a possibilidade de furto ou
roubo pois somente a chave original permite o acionamento do motor.
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