A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) inicia a exportação de
cabeçotes para a fábrica de Térmoli, na Itália. Com produção no Polo Automotivo
Fiat, em Betim (MG), a quantidade chegará a cerca de 100 mil unidades até 2020.
Na Europa, os cabeçotes serão utilizados na produção dos motores 1.4 Fire EVO
Tetrafuel e Benzina, presente nos modelos Lancia Y e nos Fiat Panda, Qubo e
500.
O cabeçote é responsável por conduzir e controlar a
entrada de ar, combustível e gases de escapes, por meio das velas e válvulas de
admissão e escape. Para o início da exportação, foram investidos cerca de R$ 2
milhões na adequação da linha de usinagem, que passa a funcionar em três
turnos.
“A planta Powetrain de Betim está recebendo investimentos
para diversificar a produção e também expandir as exportações para América Latina
e Europa”, afirma Cláudio Rocha, diretor
Industrial Powertrain da FCA para a
América Latina.
Com capacidade para fabricar 460 mil cabeçotes
por ano, a planta Powetrain do Polo Automotivo Fiat é responsável pela produção
da família de motores Fire, Fire EVO e Firefly, além das transmissões C-510 e
C-513. A planta está recebendo investimentos da ordem de R$ 500 milhões para
iniciar a produção do FireFly Turbo a partir de 2020. Com o aporte, Betim irá
se transformar no maior polo produtor de motores e transmissões da América
Latina, com capacidade para 1,3 milhão de unidades por ano.
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