A McLaren Special Operations (MSO) está pronta para
apresentar seu McLaren F1 número 063, recentemente restaurado, no Concurso de
Elegância de Hampton Court, que acontecerá de 6 a 8 de setembro.
Após o anúncio do programa McLaren F1 Certification na
edição do ano passado, a MSO retorna com seu mais novo projeto. Como guardiã do
legado da F1, a MSO continua a desenvolver e fabricar peças para garantir que
todo McLaren F1 continue sendo um ícone das ruas por muitos anos.
O chassi 63 passou por uma restauração cuidadosa por um
período de 18 meses. Inicialmente, a carroceria e o trem de força foram
retirados do carro. O interior foi então refeito no couro original Semi
Aniline, o único para este carro. Ele é pintado de Cinza Woking - uma cor
supostamente inspirada no céu inglês, muitas vezes de cor ardósia, acima das
instalações da McLaren na Albert Drive, perto da localização atual do MSO -
usando 10 camadas selecionadas à mão para atender aos rigorosos padrões de
qualidade do MSO.
Woking Grey Alcantara foi usado no painel e nos assentos
perfurados dos passageiros. O banco do motorista foi refeito em couro Woking
Grey com Seção central vermelha em Alcantara perfurado. Os carpetes Woking
Grey foram todos renovados e os tapetes foram acabados com uma tubulação de
couro cinza. Finalmente, o volante foi substituído pelo estoque de peças
originais da MSO, sendo o original retido pelo proprietário para referência
histórica.
Uma vez refeito o interior, os painéis externos da
carroceria foram recolocados no chassi 63, repintados na tinta original Prata
Magnesium com um padrão meticulosamente alto, um processo que levou quase 900
horas para ser concluído.
Enquanto a carroceria e o interior estavam sendo
restaurados, o motor aspirado de 6,1 litros foi completamente reconstruído.
Depois de terminado, o motor foi testado em dinamômetro para garantir que ele
gerasse os impressionantes 618 HP (capazes de levar o McLaren F1 a 391 km/h)
antes de ser reinstalado no carro.
Os amortecedores do F1 número 063 foram enviados de volta
à Bilstein para reforma. Eixos de transmissão e cubos também foram enviados ao
fornecedor original para reconstrução. O trabalho final foi concluído para
fornecer a Certificação F1 ao carro para catalogar sua proveniência.
A restauração foi concluída em junho, após quase 3.000
horas de trabalho, incluindo testes finais em estradas e pista. Depois que o
trabalho no chassi 63 foi concluído, o carro foi entregue ao proprietário no
Centro de Tecnologia da McLaren.
Como em qualquer McLaren F1 no programa de certificação,
o 063 agora possui seu próprio Certificado de Autenticidade - que a McLaren
Automotive é o único organismo no mundo autorizado a emitir - autenticando sua
proveniência, originalidade, vida útil, história e condição de estrada/corrida.
A conformidade com a especificação original e com quaisquer atualizações
sancionadas pela McLaren é confirmada por referência aos arquivos da fábrica.
O proprietário do chassi 63 está agora na posse de um
livro ilustrado feito sob medida documentando a história de seu carro, bem como
um Formulário de Velocidade Genesis; um McLaren F1 digitalizado a laser em 3D
destilado em um modelo em escala para dar a essência do carro, que foi
originalmente construído no Genesis Business Park em Woking.
No total, 106 McLaren F1 foram construídos entre 1993 e
1998, entre eles 64 carros de rua padrão e 28 carros de corrida GTR. Todos são
elegíveis para o esquema.
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