Responsável por alçar a atual geração do SAV (Utilitário
de Atividade Esportiva) premium médio da BMW à patamares de dinamismo e
sofisticação jamais vistos, o inédito X3 M Competition faz sua estreia no
Brasil em campanha de pré-venda. Desenvolvido pela BMW M, a divisão de modelos
de alto desempenho da empresa, e produzido na fábrica do BMW Group em
Spartanburg, nos Estados Unidos, o BMW X3 M Competition é oferecido no mercado
nacional a partir de R$ 573.950. Os pedidos de reserva pelo modelo podem ser
efetuados diretamente na rede de concessionárias autorizadas BMW, com início
oficial das vendas no país programado para o mês que vem.
O desenho inconfundível da terceira e atual geração do
BMW X3, marcado pelos contornos claramente definidos e que ressaltam a robustez
e o caráter dinâmico do SAV médio e, ao mesmo tempo, aproximam o seu visual aos
dos outros integrantes da família X, ganham proporções ainda mais atléticas com
a presença de elementos exclusivos no X3 M Competition. Entre eles, a nova
grade frontal de duplo rim, em preto high-gloss Shadow Line; o aerofólio M
instalado sobre a tampa traseira, as rodas de liga leve V-spoke de 21
polegadas, as pinças de freio M pintadas de azul; e as ponteiras de escapamento
pretas.
Esta versão extremamente esportiva do BMW X3 também é
facilmente identificada pelas inscrições “X3 M Competition” ou, simplesmente, a
letra “M” estampada em emblemas instalados em várias partes do veículo (grade
frontal, tampa traseira, saídas de ventilação laterais, soleiras de porta,
tampa do motor, pinças de freio, pomo da alavanca do câmbio e nos encostos dos
bancos dianteiros). Os assentos dianteiros, M Sport, aliás, são uma atração à
parte. Além do design futurista e do revestimento estendido de couro Merino, o
emblema M é iluminado. A vasta lista de equipamentos do BMW X3 M Competition
inclui ainda faróis Full LED Adaptativos, capazes de proporcionar iluminação
variável de acordo com a velocidade do veículo e do ângulo de esterço do
volante; Assistente de Farol Alto, cuja função é ligar e desligar o facho mais
intenso de luz ao detectar outro veículo no sentido oposto; e pacote de luzes;
com iluminação de boas-vindas externa e luzes internas de conveniência.
Há
ainda ar-condicionado digital com controle de climatização em três zonas,
sistema de áudio Surround Harman Kardon, com 600W de potência e 16
alto-falantes; painel de instrumentos totalmente digital BMW M; e Head Up
Display BMW M, com design específico e indicador de faixa de rotações e
shift-light. O SAV médio forjado pela BMW M conta ainda com BMW Display Key, a
chave com tela colorida de LCD, sensível ao toque, que disponibiliza
informações do veículo como localização, autonomia, indicadores de manutenção e
serviços. O dispositivo também permite travar e destravar as portas, acender e
apagar as luzes internas e levantar ou abaixar os vidros laterais.
Assim como o BMW X3, a nova versão M Competition também
ostenta dimensões amplas e que proporcionam mais espaço interno para
passageiros e bagagens. O SAV mede 4,726 metros de comprimento, 2,864 m de
distância entre-eixos, 1,897 m de altura e 1,669 m de largura – com 550 litros de
capacidade volumétrica do porta-malas, podendo ser ampliada para 1.600 l, com
os bancos traseiros rebatidos, e 65 l de capacidade do tanque de combustível. A
altura livre do solo é de 206 milímetros.
O inédito BMW X3 M Competition é equipado com o
novo motor de seis cilindros em linha, a gasolina, de 2.993 cm³, biturbo,
especialmente desenvolvido pela BMW M, e que traz componentes produzidos com
ajuda de tecnologia de ponta. O cabeçote, por exemplo, é fabricado utilizando
impressão 3D. Além de possibilitar a criação de formas geométricas que estão
além da capacidade das técnicas convencionais de fundição de metais, este
processo de manufatura reduziu o peso do cabeçote e permitiu que os dutos de
refrigeração fossem posicionados de forma a otimizar o gerenciamento da
temperatura nos componentes.
Este motor é capaz de entregar 510cv de potência a
6.250 rpm – podendo manter o pico de potência até a linha vermelha de 7.200 rpm
– e gerar torque máximo de 600Nm, entre 2.600 e 5.950 rpm. Esta unidade está
conectada à uma versão específica da transmissão M Steptronic, de oito marchas,
com Drivelogic, e que conta com um padrão diferenciado de escalonamento de
marchas e um botão de controle em três estágios para faixa de rotação. Além de
trocas de marcha totalmente automatizadas, esta transmissão permite engates
manuais, com seletor sequencial na própria alavanca ou de hastes posicionadas
atrás do volante (Shift-Paddle). Este conjunto está apto a impulsionar o SAV à
velocidade
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