quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Paradiso Giovanella compra 129 FHs buscando menor consumo e maior disponibilidade na frota


Figurando entre as líderes brasileiras no transporte de aço e leite, a Paradiso Giovanella Transportes está conseguindo excelentes resultados com a nova tecnologia de Aceleração Inteligente do Volvo FH. 

Com veículos percorrendo diariamente as estradas de todo o País, principalmente no Sul e no Sudeste, a transportadora tem 129 caminhões FH 540cv 6x4 da linha 2020. “Nossos caminhões são reconhecidos mundialmente por sua grande disponibilidade, baixo consumo de combustível e muita segurança. E a linha 2020 está ainda mais econômica, chegando até a 10% de redução, dependendo da operação de transporte”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões Volvo no Brasil.

Uma média de 6% de redução é um resultado excelente e uma economia substancial para quem tem uma frota que não para. Os FHs da Paradiso Giovanella que transportam bobinas de aço, por exemplo, rodam cerca de 12 mil quilômetros por mês, percorrendo diferentes trechos em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. “Numa atividade com margens estreitas, tem que trabalhar com escala e fazer muitas contas. Qualquer ponto percentual de economia é muito importante para a operação”, explica Giovanella.

Para o transporte rodoviário de aços planos a transportadora usa FHs com motorização de 540cv, caixa de câmbio I-Shift e configuração 6x4, puxando uma composição de 9 eixos. Transportando bobinas de 6 toneladas até 30 toneladas para alguns dos principais players do setor (CSN, Arcelor e Usiminas), em viagens de aproximadamente 700 quilômetros, a frota total de veículos da empresa neste segmento transporta cerca de 1,4 milhão de toneladas de aço por ano.

A Giovanella é uma das quatro maiores transportadoras de aço do Brasil. “O aço representa cerca de um terço do volume total de mais de 300 mil toneladas transportadas mensalmente pela nossa frota total”, destaca o empresário. O aço é matéria-prima para muitas indústrias e é essencial, por exemplo, para a produção de veículos, máquinas e equipamentos. Com um parque fabril de 32 usinas e capacidade instalada de 51,5 milhões de toneladas de aço bruto por ano, o Brasil produz anualmente 35,4 milhões de toneladas e é o 11º maior
exportador mundial, negociando com mais de 100 países.


O combustível é um dos itens mais importantes na planilha de um transportador, porque representa muitas vezes mais de 50% das despesas. Com quase 600 caminhões, a frota da Paradiso Giovanella roda aproximadamente sete milhões de quilômetros por mês, consumindo diariamente cerca de 100 mil litros de diesel. “Monitoramos os veículos com o Dynafleet, o sistema de gerenciamento de frota da Volvo, em busca constante por melhorias. Caminhões mais avançados e que consomem menos são muito importantes para nós”, observa o proprietário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário