Fernando Calmon |
Trocar de carro continua a atrair
Faltam poucos dias para terminar o ano e o mercado de veículos leves e pesados deve crescer entre 9% e 10%, pouco abaixo das previsões de 2019 feitas em janeiro. No mês passado, as vendas caíram 4,4% ante outubro, mas essa comparação é inadequada por efeito de sazonalidades como o número de dias úteis. A referência que importa são as 12.116 unidades vendidas por dia útil em novembro. É o melhor resultado mensal desde dezembro de 2014 e ajudou a diminuir os estoques totais (em concessionárias e fabricantes) de 45 para 41 dias.
O Brasil precisará de mais três ou quatro anos de bons resultados para igualar os números de 2012/2013. Sem esquecer que as referências do passado vieram de incentivos fiscais válidos, mas não por períodos tão longos e mal-administrados. Para em 2023 o mercado voltar aos 3,8 milhões de unidades vendidas em 2012 é necessário que a demanda por veículos continue em alta e autossustentável.
Em busca de respostas, a Anfavea divulgou uma pesquisa sobre intenção de compra em 2020. O próximo ano será importante do ponto de vista econômico, pois há indicações de que o crescimento do PIB deve dobrar de 1,2% em 2019 para 2,4% ou até um pouco mais. Foram 6.727 entrevistas em todo o País agora em novembro, mas sem recortes de localização e renda dos entrevistados.
Do total, 88% afirmaram pretender trocar de carro por um novo ou usado. Entre os que não possuem automóvel a intenção de compra em 2020 atinge 93%, patamar surpreendente. Estes são os principais motivos (mais de um podia ser apontado) para a troca:
• O carro atual já está velho (35%);
• Troco o carro de tempo em tempo (34%);
• Família cresceu e preciso de mais espaço (14%);
• Vou usar para outras finalidades: aplicativo, táxi etc. (6%);
• Preciso de um carro menor (4%);
• Resolvi vender e não quero mais ter carro (1%);
• Outro motivo (17%).
Nessa pesquisa entre os que consultam anúncios de compra e venda na internet, apenas 1% não quer mais ter carro. Trata-se de um resultado surpreendente para quem acha que possuir um veículo é algo superado ou deixou de empolgar. Os motivos para não trocar de carro: 38%, situação financeira; 5%, outras formas de mobilidade; e 5%, sustentabilidade. Também perguntou por que não comprar um carro: 46%, situação financeira; 18%, outras formas de mobilidade; e 10%, usa o veículo de parentes e amigos.
A interpretação dos dados demonstra o desejo muito forte de possuir um carro. Entre as ressalvas, os entrevistados disseram que andam a pé, de trem, ônibus, metrô, moto e bicicleta, pegam caronas, apelam para carros de aplicativos/táxis ou têm apreço pelo meio ambiente para evitar a compra de um carro.
O balanço final mostra que todas as alternativas não apresentam massa crítica capaz de diminuir muito o interesse de comprar ou trocar de carro.
ALTA RODA
PRIMEIRO SUV cupê
da VW se chamará Nivus, terá mesmo entre-eixos do Polo, como o T-Cross europeu
(o feito aqui tem entre-eixos maior, do Virtus). Lançamento será entre março e
abril de 2020. O SUV médio e a picape intermediária, ambos fabricados na Argentina,
ficaram para o início de 2021 e de 2022, respectivamente.
NOVO Chevrolet
Tracker, previsto para estrear em março próximo, ajudará a alavancar as
exportações da marca juntamente com os novos Onix. A subsidiária mexicana
deixará de exportar o Tracker e passará a receber o modelo brasileiro. Segundo
Carlos Zarlenga, presidente da empresa, as exportações da GM a partir do Brasil
vão crescer 35% em 2020.
RELAÇÃO entre
preço e desempenho das mais atraentes no Renault Sandero R.S. Sem custar muito
(RS 70.000), o modelo oferece ao motorista desempenho honesto para a proposta,
ótimo comportamento em curvas, câmbio manual de seis marchas, freios bem
dimensionados, bons bancos e ronco instigante do motor. Direção assistida
eletro-hidráulica é precisa e rápida, mas um tanto pesada.
CHEVROLET EQUINOX ganhou
motor 1,5 turbo de 172 cv (só gasolina), câmbio automático de seis marchas e
assim oferece agora preço competitivo, a partir de R$ 129.990. O SUV médio
destaca-se pelo bom espaço interno e porta-malas amplo (468 litros). Desempenho
está entre os melhores do segmento. Versão Midnight (tudo preto) por R$ 131.990
com rodas de aro 18 pol.
CAOA CHERY crescerá
em ritmo mais forte em 2020. Dos cinco lançamentos, dois serão revitalizações –
Tiggo 5x e Tiggo 2 – e três totalmente novos: Tiggo 8, Arrizo 6 e outro produto
não revelado que pode ficar para 2021. O grupo investirá mais no mercado de locação
veicular. Por sua vez, Caoa praticamente desistiu de comprar a fábrica fechada
da Ford em São Bernardo do Campo (SP).
T60 completa
linha de SUVs da JAC a preço competitivo: R$ 99.990. Dimensões não estão entre
as maiores do segmento, mas o motor 1,5 turbo a gasolina, 168 cv, garante bom
desempenho, embora o câmbio automático CVT de seis marchas virtuais tenha
limitações de praxe. Tela multimídia muito boa de 10,2 pol. Porta-malas
razoável, mas longe dos 650 litros informados.
PERFIL
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br),
jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em
assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua
coluna automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma
rede nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no
Brasil do site just-auto (Inglaterra).
Siga também através do twitter: www.twitter.com/fernandocalmofernando@calmon.jor.br
e www.facebook.com/fernando.calmon2
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