O
primeiro ano da Triumph no Campeonato Mundial da Moto2 foi uma notável história
de sucesso, resultando em algumas das corridas mais acirradas da categoria, um
novo Campeão Mundial e novos recordes estabelecidos em 85% das corridas
disputadas. Não há dúvida que a Triumph deu nova vida à categoria. A
categoria da Moto2 do Campeonato Mundial de Motovelocidade (MotoGP) usava o
mesmo fornecedor de motores desde 2010 e, com poucas mudanças durante esse
período, tornou-se menos relevante para a moderna categoria da MotoGP, da qual
a Moto2 é a alimentadora. O desafio para a Triumph foi enorme, tanto em termos
de desempenho quanto de confiabilidade, com um importante retorno a uma
competição de primeira linha após uma longa ausência, diante da mídia mundial
de motociclismo.
A introdução do novo motor triplo de 765 cc da Triumph foi anunciada
globalmente e proporcionou ao público, aos participantes e a todos os
envolvidos um motivo extra para animar-se com a Moto2 novamente. Mais potência
e mais torque incentivaram os pilotos, por exemplo, a mais ultrapassagens,
promovendo disputas acirradas. A estreia no Qatar foi vencida por apenas dois
centésimos de segundo. Além disso, um grid cheio de motores triplos da Triumph
com sonoros roncos cativou e extasiou o público em todos os lugares, criando,
sem dúvida, o campeonato com a melhor trilha sonora das corridas de primeiro
nível do mundo.
Desfrutando de um avanço em seu quinto ano na categoria, ao conquistar o seu
primeiro título mundial da Moto2, e o primeiro equipado com motor Triumph, Alex
Márquez disse: “Este título é ótimo e me deixa muito feliz. Foi uma temporada
realmente completa e sempre estivemos disputando, em todos os tipos de
circuitos e condições. Fomos o conjunto mais completo do grid e, graças a isso,
somos campeões mundiais. Com o torque extra do motor Triumph, meu estilo de
pilotagem fica mais natural. Tenho velocidade nas curvas quando preciso usar a
velocidade nas curvas, mas em curvas lentas, onde preciso frear e acelerar a
moto, esse motor funciona muito melhor também”.
Confirmada a progressão de Alex nas corridas no campeonato da MotoGP em 2020, a
Triumph já provou que as corridas da Moto2 com motor Triumph incentivam a
evolução ao topo. Após mais de 300.000 km rodados, os três primeiros pilotos
terminaram a corrida final separados por apenas 12 pontos, o mais próximo de
todas as categorias. Os recordes também caíram ao longo da temporada, com a
corrida final da temporada em Valência, na Espanha, trazendo a 10ª quebra de
recorde de volta mais rápida, recordes absolutos do circuito e de velocidade
máxima. Isso significa que um total de 18 recordes de velocidade máxima,
incluindo 12 melhores voltas, foram estabelecidos em 2019, incluindo a primeira
velocidade máxima acima dos 300 km/h na Moto2, atingindo um pico de 301,8 km/h,
no GP da Austrália. Um novo recorde foi estabelecido usando o motor Triumph em
16 das 19 corridas deste ano - com duas das três restantes sendo interrompidas
pela chuva, e Misano tendo sido notavelmente menos aderente do que anteriormente
com a mudança da pista.
“Nossa primeira temporada passou tão rápido desde a primeira rodada no Qatar e
estamos muito satisfeitos com a maneira como tudo evoluiu - desde a proximidade
das corridas e o número de diferentes pilotos no pódio até a confiabilidade e
desempenho absoluto com tantos recordes caindo para o nosso motor triplo de 765
cc. Foi uma temporada incrível, da qual temos muito orgulho. Parabéns novamente
a Alex Márquez e à equipe VDS por sua incrível vitória no campeonato e à equipe
Flexbox HP40 por terminar em primeiro na classificação de equipes em
2019. Também foi uma alegria para os fãs ver o quão disputado foi o
segundo lugar no campeonato, com Brad Binder finalmente assegurando esse prêmio
a apenas duas voltas do fim de toda a temporada! Gostaríamos de agradecer
imensamente a todas as equipes e aos pilotos por seu papel em tornar a Moto2
este ano tão emocionante. Já estamos ansiosos para 2020”, afirmou Steve
Sargent, diretor de Produto da Triumph. O motor de corrida Triumph Moto2 de 765 cc é um
desenvolvimento da motocicleta de estrada Street Triple RS de 765 cc, líder da
sua categoria, que produz 140 cv de potência.
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